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Título: Ferrovia BACEP: trilha para a estação do bem viver
Autor: Santana, Danielle de Oliveira Pereira de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6758604493178127
Orientador: Silva, Maria Zênia Tavares da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6150329073394875
Palavras-chave: Ecologia agrícola;Economia social
Data do documento: 5-Fev-2024
Citação: SANTANA, Danielle de Oliveira Pereira de. Ferrovia BACEP: trilha para a estação do bem viver. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agroecologia) – Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: The present final project aims to share and reflect on my work as an Agroecologist and Popular Educator. It follows as a methodology my reflective narrative based on my academic journey, drawing on lived experiences, activity reports, notes, personal records, field journals, and audiovisual materials that were consulted for its construction. In terms of representation, it is an opportunity to socialize the lessons learned, challenges, and achievements experienced throughout my journey in the Bachelor's Degree in Agroecology and Popular Education and professional experience, highlighting the importance of integrated approaches to promote sustainable practices, economic equity, and social transformation.Throughout this journey, I delved into the complexities of Agroecology, discovering and recognizing sustainable ways to cultivate food, respect ecosystems, and promote food and nutritional security in both rural and urban areas, based on the principles of social justice and more supportive economic practices. In my work, social movements have emerged as catalysts for significant transformations, strengthening my understanding of social, environmental, and economic issues, contributing to the construction of more conscious and equal social practices and relationships.The interaction with Indigenous peoples emerged as an essential source of learning. Their sustainable practices, respect for natural ecosystems, and traditional knowledge were fundamental to a broader understanding of the interconnectedness between ecosystems, society, and nature. Solidarity Economy played a crucial role in my journey, providing enriching experiences of cooperation and self- management. Over time, I learned to use participatory methodologies that promote dialogue and knowledge exchange, in a practice that strengthens social bonds and transforms realities.The greatest lesson I learned was, without a doubt, regarding the role of the Educator, especially through studies and experiences in Popular Education. This approach breaks away from the traditional teaching model by valuing the collective construction of knowledge, respecting each individual's experiences, and promoting a liberating pedagogical practice. During my internship at the Technological Incubator of Popular Cooperatives (Incubacoop) at UFRPE, I had the opportunity to experience a transformative journey: the conception, management, and implementation of the first agroecological fair at Rural. This experience brought me closer to agroecological praxis and its political, socio-cultural, economic, ecological, and technical-productive dimensions, consolidating my understanding of the importance of participatory education.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso visa compartilhar e refletir sobre minha atuação como Agroecóloga e Educadora Popular. Ele segue como metodologia a minha narrativa reflexiva baseada em minha trajetória acadêmica, tendo como base as experiências vividas, os relatórios de atividades, anotações, registros pessoais, diário de campo e materiais audiovisuais, que foram consultados para essa construção. Em termos de representação ele é uma oportunidade de socializar os aprendizados, desafios e conquistas vivenciados ao longo de minha trajetória no curso de Bacharelado em Agroecologia, Campesinato e Educação Popular e experiência profissional, destacando a importância de abordagens integradas para promover práticas sustentáveis, equidade econômica e transformação social. Ao longo desta jornada, mergulhei nas nas complexidades da Agroecologia, descobrindo e reconhecendo formas sustentáveis de cultivar alimentos, respeitar os ecossistemas, promover a segurança alimentar e nutricional no campo e na cidade, a partir dos princípios da justiça social e de práticas mais solidárias de Economias. Ao longo de minha atuação, os movimentos sociais se revelaram como catalisadores de transformações significativas, fortalecendo minha compreensão sobre questões sociais, ambientais e econômicas, contribuindo para a construção de práticas e relações sociais mais conscientes e igualitárias. A interação com os povos originários emergiu como uma fonte essencial de aprendizado. Suas práticas sustentáveis, respeito pelos ecossistemas naturais e conhecimentos tradicionais foram fundamentais para a compreensão mais ampla da interconexão entre ecossistemas, sociedade e natureza. A Economia Solidária desempenhou um papel crucial em minha trajetória, proporcionando experiências enriquecedoras de cooperação e autogestão. Com o tempo, fui aprendendo a utilizar metodologias participativas que promovem o diálogo e a troca de saberes, numa prática de que fortalece os laços sociais e transforma realidades. O maior aprendizado que tive foi, sem dúvida, em relação ao papel do/a Educador/a, especialmente por meio dos estudos e das experiências em Educação Popular. Essa abordagem rompe com o modelo tradicional de ensino ao valorizar a construção coletiva do conhecimento, respeitando as vivências de cada indivíduo e promovendo uma prática pedagógica libertadora. Durante meu estágio na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Incubacoop) da UFRPE, tive a oportunidade de vivenciar uma experiência transformadora: a concepção, gestão e implementação da primeira feira agroecológica da Rural. Essa vivência me aproximou da Práxis agroecológica e de suas dimensões políticas, da dimensão sociocultural e econômica e da dimensão ecológica e técnico produtiva, consolidando minha compreensão sobre a importância da educação participativa.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6271
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Agroecologia (Sede)

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