Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6266
Título: Ensino de História & história local: a constituição de um jornal digital na Escola de Referência Estadual Mardônio Coelho, Bomba do Hemetério, Recife - PE
Autor: Correia, Ozeane Maria de Moura
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8251557569905836
Orientador: Britto, Aurélio de Moura
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5266624197764867
Palavras-chave: Ensino de história;História local;Jornalismo escolar;Jornalismo eletrônico;Comunidade e escola;Ensino médio
Data do documento: 25-Set-2024
Citação: CORREIA, Ozeane Maria de Moura. Ensino de História & história local: a constituição de um jornal digital na Escola de Referência Estadual Mardônio Coelho, Bomba do Hemetério, Recife - PE. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: This study explores the potential of integrating Local History into History education through a pedagogical proposal for the creation of a digital newspaper in the neighborhood of Bomba do Hemetério, in Recife, Pernambuco. The main objective is to analyze how the appreciation of Local History can enhance teaching and connect students with their community. Using a qualitative approach and the action research method, the study is based on the interpretation of primary and secondary sources to examine the impact of collaboration between the school and the community. The focus is on the Mardônio Coelho State School of Reference, the only public high school in the neighborhood, and the impact of introducing the digital newspaper "Bomba Cultural" as a pedagogical tool. The results show that the integration of local history into the school curriculum, through the newspaper, promotes greater student engagement and a deeper understanding of their cultural and historical identity. The study highlights the importance of collaboration between the school and the community for a more contextualized and meaningful education.
Resumo: Este estudo explora as potencialidades da integração da História Local no ensino de História por meio de uma proposta pedagógica da constituição de um jornal digital no bairro da Bomba do Hemetério, em Recife, Pernambuco. O objetivo principal é analisar como a valorização da História Local pode potencializar o ensino e conectar os estudantes com sua comunidade. A partir uma abordagem qualitativa e do método pesquisa-ação, a pesquisa baseia-se na interpretação de fontes primárias e secundárias para examinar o impacto da colaboração entre escola e comunidade. A unidade escolar tematizada será a Escola de Referência Estadual Mardônio Coelho, a única escola estadual pública de ensino médio no bairro, e o impacto da introdução do jornal digital "Bomba Cultural" como ferramenta pedagógica. Os resultados demonstram que a integração da história local no currículo escolar, através do jornal, promove um maior envolvimento dos alunos e uma compreensão mais profunda da sua identidade cultural e histórica. O estudo destaca a importância da colaboração entre a escola e a comunidade para uma educação mais contextualizada e significativa.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6266
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ozeanemariademouracorreia.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons