Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/625
Título: As aves do canal de Santa Cruz, Pernambuco, Brasil
Autor: Azevedo Júnior, Severino Mendes de
Palavras-chave: Ave;Ecologia dos manguezais;Proteção ambiental
Data do documento: 1998
Citação: AZEVEDO JUNIOR, Severino Mendes de. As aves do canal de Santa Cruz, Pernambuco, Brasil. Cadernos Ômega. Série Biologia, Recife, n. 5, p. 35-50, 1998.
Abstract: O canal de Santa Cruz (7° 40’ S e 34° 50' W) é um braço de mar que separa o continente da ilha de Itamaracá. Está localizado no litoral Norte de Pernambuco apresentando uma extensão de 22 km com larguras variadas. Praias, estuários e manguezais, ecossistemas que compõem a paisagem do canal, apresentam aves residentes e migratórias, objetos do presente estudo. O levantamento das aves foi realizado no período de janeiro de 1987 a maio de 1997. A listagem das espécies resultou da observação in situ com o auxilio de binóculo e luneta. Foram constatados cerca de 30 famílias, 58 gêneros e 71 espécies de aves residentes e migratórias. A observação de Pandion haliaetus consiste no primeiro registro da espécie em Pernambuco. Dentre as migratórias o grupo de limícola neártico foi observado em todos os ecossistemas. O canal de Santa Cruz, destaca-se como área relevante para pouso, alimentação e migração de Pluvialis squatarola, Arenana interpres, Tringa solitana, Tringa flavipes, Tringa melanoleuca, Actilis macularia, Calidris pusilla, C. alba, Numenius phaeopus, Limnodrornus griseus, dentre outros. As informações levantadas sobre a avifauna e aquelas existentes sobre os recursos naturais da região, bem como, suas formas de uso citada na literatura, sinalizam a necessidade da criação de uma unidade de conservação do tipo Área de Proteção Ambiental.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/625
Aparece nas coleções:n. 5, 1998 (Série Biologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n5_1998_bio_02.pdf542,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.