Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6244
Título: Racismo algorítmico no desenvolvimento de software: um estudo de caso sobre letramento racial no ensino superior
Autor: Silva, Jamelly Nascimento
Orientador: Falcão, Taciana Pontual da Rocha
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5706959249737319
Co-orientador : Santos, George Augusto Valença
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/8525564952779211
Palavras-chave: Racismo;Algoritmos;Desenvolvimento de software;Ensino superior;Letramento racial
Data do documento: 5-Ago-2024
Citação: SILVA, Jamelly Nascimento. Racismo algorítmico no desenvolvimento de software: um estudo de caso sobre letramento racial no ensino superior. 2024. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: This article presents a case study on the topic of algorithmic racism in software development, focusing on racial literacy in higher education. The study involved students and instructors at the Federal Rural University of Pernambuco (Brazil) to investigate their level of knowledge about algorithmic racism. The main objective was to understand whether this knowledge is present in any way in courses related to information technology. The results reveal important insights into awareness and understanding of algorithmic racism within academia, highlighting areas of opportunity to promote more inclusive and comprehensive teaching on these crucial issues in the technology industry.
Resumo: Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o tema do racismo algorítmico no desenvolvimento de software, focando no letramento racial no ensino superior. O estudo envolveu discentes e docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para investigar o nível de conhecimento deles sobre o racismo algorítmico. O objetivo principal foi entender se esse conhecimento está presente de alguma forma nos cursos relacionados à tecnologia da informação. Os resultados revelam insights importantes sobre a conscientização e compreensão do racismo algorítmico dentro do ambiente acadêmico, destacando áreas de oportunidade para promover um ensino mais inclusivo e abrangente sobre essas questões cruciais na indústria de tecnologia.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6244
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_jamellynascimentosilva.pdf397,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons