Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6238
Título: O ensino do tema contemporâneo transversal educação alimentar através do ensino de língua inglesa
Autor: Custódio, Rúbia Inácio
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8070067969295590
Orientador: Cavalcanti, Larissa de Pinho
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7660087236639667
Palavras-chave: Língua inglesa - Ensino;Material didático
Data do documento: 4-Mar-2021
Citação: CUSTÓDIO, Rúbia Inácio. O ensino do tema contemporâneo transversal educação alimentar através do ensino de língua inglesa. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2021.
Abstract: This article aims to promote the discussion of the importance of food education and the problems of poor nutrition for the development of adolescents through the sequence of classes and teaching materials in English. It also aims to contextualize food education at school as a transversal component in the school curriculum; encourage food education at school in a critical and intercultural perspective in accordance with the Base Nacional Comum Curricular. Therefore, a qualitative bibliographic study was carried out to guide the exploratory part of the research, which, albeit removed from the practical field of the school classroom, is rooted in the social concern in relation to the practical performance of the teacher as well as in student learning. We consulted studies on food education by Basílio (2016), Bila et al. (2019) and Sardinha (2016), the educational guidelines in the Base Nacional Comum Curricular and the Temas Contemporâneos Transversais (BRASIL, 2018, 2019) and interdisciplinary teaching (SILVEIRA, 2020). Hence, this article brings discussion, planning and didactic material to be worked on in the classroom through LI, based on the sociability and protagonism of students to show the importance of contextualized language teaching and to demonstrate that through the English language we are able to learn something that will be used in real life, giving meaning to language learning and mobilizing knowledge from the world.
Resumo: Este artigo tem como objetivo promover a discussão da importância da educação alimentar e os problemas da má alimentação para o desenvolvimento do adolescente através da sequência de aulas e materiais didáticos em Língua Inglesa. O trabalho objetiva também contextualizar a educação alimentar na escola como componente transversal do currículo escolar; estimular a educação alimentar na escola em uma perspectiva crítica e intercultural em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, foi feito um estudo qualitativo e bibliográfico conduzido para nortear a pesquisa exploratória, a qual mesmo sem aplicação em campo escolar tem raízes em uma preocupação social em relação à atuação prática do professor, bem como na aprendizagem do aluno. Foram consultados os estudos sobre educação alimentar na escola de Basílio (2016), Bila et al. (2019) e Sardinha (2016), como também os documentos norteadores do ensino de línguas no Brasil, como a Base Nacional Comum Curricular e os Temas Contemporâneos Transversais (BRASIL, 2018, 2019) e estudos de interdisciplinaridade (SILVEIRA, 2020). Assim, este artigo traz discussão, planejamento e material didático para ser trabalhado em sala de aula por meio da LI, pautando-se na sociabilidade e protagonismo do aluno com intuito de promover o ensino de línguas contextualizado e demonstrar que por meio da língua inglesa que também é possível aprender algo que será usado na vida real, dando sentido ao aprendizado da língua e mobilizando saberes do mundo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6238
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_rubiaInaciocustodio.pdf729,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons