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Título: O ensino de língua portuguesa: uma pesquisa documental a partir das novas orientações da BNCC
Autor: Bezerra, Avellyne Rafaela Nogueira
Orientador: Berto, Jane Cristina Beltramini
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5158679260858327
Palavras-chave: Língua portuguesa;Ensino;Base Nacional Comum Curricular
Data do documento: 23-Fev-2021
Citação: BEZERRA, Avellyne Rafaela Nogueira. O ensino de língua portuguesa: uma pesquisa documental a partir das novas orientações da BNCC. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2021.
Abstract: This work intends to know the historical path of Portuguese Language teaching, highlighting the documents that organized it in the axes of basic education and high school, and also characterizing language teaching today. We based ourselves on theorists such as Soares (2004), Zanini (1999), Geraldi (1984), Brakling (2002), Azevedo, Damasceno (2017), Santos, Melo (2019) and other researchers who deal with and discusses the theme in evidence. And also, according to the federal curricular documents, like National Curriculum Parameters - PCN (BRASIL, 2000; 2002), Curricular Guidelines for high school - OCEM (BRASIL, 2006), we aim to present a little bit of the Portuguese Language teaching path, its Participation as a discipline and as one of the components of the National Common Curricular Base - BNCC (BRASIL, 2018), based on the reflections provided during the initial formation of the Language Course, more specifically in the subjects of High School Practice II, and Supervised Internship Mandatory in the Portuguese Language I and III, according to the guidelines for teaching textual genres in the various teaching axes. We will make the use of documentary research for this first survey with contributions from bibliographic research, culminating in a theoretical path about the official curricular prescriptions concerning these curricular documents. The results reflect that although it is similar to the previous documents (BRASIL, 1997; 1998) the new documents aim to adapt the Brazilian curriculum to the recent advances in information and communication (digital) technologies, as guided by the Portuguese language practices, previously seen, by the PCN, with only three large blocks, which are: Oral Language, Written Language and Analysis and Reflection on the Language. Today at BNCC, they are grouped into four large blocks, Reading, Text Production, Orality and Linguistic / Semiotic Analysis.
Resumo: O presente trabalho pretende apresentar o percurso histórico do ensino de Língua Portuguesa, destacar os documentos que organizaram esse ensino nos eixos da educação básica e ensino médio, bem como caracterizar o ensino de língua na atualidade. Para tanto, embasados em teóricos como Soares (2004), Zanini (1999), Geraldi (1984), Brakling (2002), Azevedo e Damasceno (2017), Santos e Melo (2019) e demais pesquisadores que tratam e discutem sobre a temática em evidência. E também de acordo com os documentos curriculares federais, Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL,2000;2002), Orientações Curriculares para o ensino Médio - OCEM (BRASIL, 2006),visamos apresentar um pouco do percurso do ensino de Língua Portuguesa, sua constituição enquanto disciplina e como um dos componentes da Base Nacional Comum Curricular- BNCC (BRASIL, 2018), tendo como base as reflexões propiciadas durante a formação inicial do Curso de Letras, mais especificamente nas disciplinas de Prática de Ensino Médio II, e Estágio Supervisionado Obrigatório em Língua Portuguesa I e III, consoante às orientações para o ensino de gêneros textuais nos diversos eixos de ensino. Faremos uso da pesquisa documental para esse primeiro levantamento com aportes da pesquisa bibliográfica, culminando em um percurso teórico sobre as prescrições curriculares oficiais frente a esses documentos curriculares. Os resultados refletem que embora assemelhem-se aos documentos anteriores (BRASIL,1997;1998) os novos documentos apontam para adequar o currículo brasileiro aos avanços recentes das tecnologias (digitais) de informação e comunicação, conforme aponta as práticas de linguagem da língua portuguesa, antes visto, pelo PCN, com apenas três grandes blocos, que são: Língua Oral, Língua Escrita e Análise e reflexão sobre a língua. Hoje na BNCC, são agrupadas em quatro grandes blocos, Leitura, produção de texto, Oralidade e Análise Linguística/semiótica.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6229
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