Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDomingos, Suzana Ferreira Paulino-
dc.contributor.authorMacedo, Edivânia Rodrigues de-
dc.date.accessioned2024-09-24T23:14:01Z-
dc.date.available2024-09-24T23:14:01Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationMACEDO, Edivânia Rodrigues de. Planejamento didático-pedagógico no ensino de língua portuguesa na perspectiva discente. 2023. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6212-
dc.descriptionO planejamento didático constitui-se em um processo relevante das práticas pedagógicas que contribui para o desenvolvimento efetivo dos conhecimentos em sala de aula. A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar a percepção dos discentes do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental II, na cidade de Dormentes-PE, sobre o planejamento didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, quali-quantitativa, baseada nos pressupostos teórico-metodológicos de Moretto (2010), Veiga (2008), Lopes (1991), Freire (1996), Silva (2013), Libâneo (2013), Grabowski (2014), Lück, Valerien e Dalmás (2002), Paixão, Rabelo e Bruni (2019). Os resultados revelaram a importância do planejamento didático-pedagógico na organização da práxis docente para processos dialógicos de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, com foco em práticas de linguagens.pt_BR
dc.description.sponsorshipUABpt_BR
dc.format.extent36f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectPlanejamento didático-pedagógicopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titlePlanejamento didático-pedagógico no ensino de língua portuguesa na perspectiva discentept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6390829084977921pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2393224245460974pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_edivaniarodriguesdemacedo.pdf748,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons