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Título: Fake news e o ensino de História: uma abordagem educomunicativa no combate à desinformação (2016-2022)
Autor: Silva, Robert José da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3278754457412830
Orientador: Silva, Giselda Brito
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2327404253426354
Palavras-chave: História - Estudo e ensino;Notícias falsas;Desinformação;Educomunicação;Letramento informacional;Educação midiática
Data do documento: 10-Set-2024
Citação: SILVA, Robert José da. Fake news e o ensino de História: uma abordagem educomunicativa no combate à desinformação (2016-2022). 2024. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: This historiographical work aims to analyze the "fake news phenomenon" and its correlations with the rise of the Far-Right on the Internet, highlighting the need to examine the role of education, especially in the context of History, in combating disinformation and safeguarding the democratic regime in our society, focusing on the period from 2016 to 2022. In the context of the rise of extremism and scientific denialism, it is necessary to understand how and why historical narratives are being manipulated to influence collective and individual consciences through Cyberspace for political purposes. In light of this, this essay seeks to recommend "Educommunication," from the perspective of Ismar de Oliveira Santos (2011), as a field of knowledge capable of aiding in the fight against the denialist landscape through an approach that reviews teaching practices and implements a new educational praxis based on democratic dialogue, the inclusion of Information and Communication Technologies (ICTs) in schools, and the development of projects that stimulate media and information literacy among students. It is expected that this bibliographic review will contribute to finding solutions for combating historical denialism and revisionism, reclaiming the protagonism of History education in identity formation and citizenship building, and avoiding the advance of neofascism and threats to democracy.
Resumo: Este trabalho historiográfico tem como objetivo analisar o “fenômeno das fake news” e suas correlações com o avanço da extrema-direita na Internet, destacando a necessidade de examinar o lugar da educação, particularmente do ensino de História, para o combate à desinformação e a garantia do regime democrático em nossa sociedade, com foco no período de 2016 a 2022. Em um contexto de avanço do extremismo e de negação das ciências, é preciso compreender como e por que as narrativas históricas têm sido manipuladas para influenciar as consciências individuais e coletivas através do Ciberespaço, com fins políticos. À vista disso, busca-se indicar a Educomunicação, sob a perspectiva de Ismar de Oliveira Santos (2011), como uma área do conhecimento capaz de auxiliar no combate ao cenário de desinformação, através de uma abordagem que revise as práticas de ensino e implemente uma nova práxis educativa baseada no diálogo democrático, na inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas, e no desenvolvimento de projetos que estimulem o letramento midiático e informacional dos discentes. Esperamos que essa revisão bibliográfica contribua para encontrar soluções no enfrentamento do negacionismo e do revisionismo histórico, retomando assim o protagonismo do ensino de História na formação das identidades e na construção da cidadania, evitando o progresso do neofascismo e as ameaças às democracias.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6178
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

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