Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6165
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarra Nova, Taynah de Brito-
dc.contributor.authorPaulino, Charlyne Chrisciane Xavier Ferreira-
dc.date.accessioned2024-09-17T18:53:01Z-
dc.date.available2024-09-17T18:53:01Z-
dc.date.issued2019-11-18-
dc.identifier.citationPAULINO, Charlyne Chrisciane Xavier Ferreira. O curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE/UAG: reflexões a partir da análise dos discentes. 2019. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6165-
dc.descriptionA formação de professores tem garantindo espaço nos debates educacionais, principalmente por sua vinculação, quase que direta, à qualidade da Educação Básica. Nesse certame estão inseridas as reflexões sobre as propostas curriculares dos cursos de Pedagogia, o papel do pedagogo e a formação curricular exigida para a profissão. Nossa pesquisa apoia-se em Souza (2009), que contribui para o debate questionando o conceito de formação que os cursos de licenciatura assumem, e, principalmente, o papel da Universidade enquanto lócus de formação docente. Assumindo os constructos de Souza (2009) como nosso referencial teórico, nossa pesquisa propõe como problemática responder à seguinte questão: Quais sentidos são atribuídos ao curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE/UAG por seus alunos? Dessa forma, a fim de respondermos às instigações, apresentamos como objetivo geral a análise de como o curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG/UFRPE é compreendido por seus alunos; e como objetivos específicos: a) identificar o perfil do aluno de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE/UAG; e b) conhecer os sentidos atribuídos ao curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG/UFRPE por seus alunos. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Garanhuns. Como instrumento de coleta de dados utilizamos o Questionário de Identificação do aluno e a Técnica de Associação Livre de Palavras, aplicados a 137 graduandos do referido curso. Utilizamos da Análise de Conteúdo pra guiar nossa interpretação dos dados (BARDIN, 2011). Nossos achados apontam o predomínio feminino entre os graduandos, com um recorte etário de 20 a 29 anos, moradores de cidades circunvizinhas à Garanhuns/PE e dependentes de algum tipo de apoio estudantil (como, por exemplo, bolsas de estudo). A Técnica de Associação Livre de Palavras tornou possível a aproximação de sentidos atribuídos pelos alunos ao curso. Nossa análise vinculou tais sentidos a quatro Campos Semânticos, a saber: I - Sentidos atribuídos à formação; II - Reflexões dos problemas educacionais; III - Currículo da formação de professores; IV - Desafios da Universidade na formação docente.pt_BR
dc.description.abstractTeacher education has been guaranteeing space in educational debates, mainly due to its almost direct link to the quality of Basic Education. In this event are included the reflections on the curricular proposals of the Pedagogy courses, the role of the pedagogue and the curricular formation required for the profession. Our research is supported by Souza (2009), who contributes to the debate by questioning the concept of formation that undergraduate courses assume, and especially the role of the University as a locus for teacher education. Assuming Souza's constructs (2009) as our theoretical framework, our research proposes as problematic to answer the following question: What meanings are attributed to the UFRPE / UAG Degree in Pedagogy by its students? Thus, in order to respond to the instigations, we present as a general objective the analysis of how the UAG / UFRPE Degree in Pedagogy is understood by its students; and as specific objectives: a) identify the profile of the student of Pedagogy Degree at UFRPE / UAG; and b) know the meanings attributed to the UAG / UFRPE Pedagogy Degree course by their students. The research was developed at the Federal Rural University of Pernambuco, at the Garanhuns Academic Unit. As a data collection instrument we used the Student Identification Questionnaire and the Free Word Association Technique, applied to 137 undergraduates of the referred course. We use Content Analysis to guide our interpretation of data (BARDIN, 2011). Our findings point to the female predominance among undergraduates, with an age range of 20-29 years, residents of surrounding cities to Garanhuns / PE and dependent on some type of student support (such as scholarships). The Free Word Association Technique made it possible to approximate the meanings attributed by the students to the course. Our analysis linked these meanings to four Semantic Fields, namely: I - Senses attributed to formation; II - Reflections of educational problems; III - Teacher training curriculum; IV - Challenges of the University in teacher education.pt_BR
dc.format.extent75 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleO curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE/UAG: reflexões a partir da análise dos discentespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9123095424613267pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1093805068631305pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Garanhunspt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_charlynechriscianexavierferreirapaulino.pdf992,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons