Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6164
Título: Infância e saúde: cuidados básicos e a prevenção de acidentes numa instituição de educação infantil
Autor: Macêdo, Aryadyna Thallya Cordeiro Lourenço de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0248875672137242
Orientador: Souza Júnior, Cláudio Galvão de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4962378893474390
Palavras-chave: Formação de professores;Educação infantil;Primeiros socorros
Citação: MACEDO, Aryadyna Thallya Cordeiro Lourenço de. Infância e saúde: cuidados básicos e a prevenção de acidentes numa instituição de educação infantil. 2019. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: The monograph presented here, entitled: Childhood and health: basic care and accident prevention in a child education intitution, arises from the need to think about an education that provides students, while immersed in the school environment, with regard to safety, to accidents that may happen at the “school” institution. Our general objective is to investigate the conception of teachers and staff about the importance of First Aid as agents of a preschool in the city of Garanhuns-PE. In order to carry out this research, an ethnographic field research was carried out (ANDRÉ, 1995), as it has been shown to be more appropriate considering that the main objective is to investigate the conception of teachers and staff about the importance of First Aid as agents of Early Childhood Education, which requires a movement to the place of manifestation of the investigated phenomenon, participant observation, description of the observed phenomenon and emphasis on the process that took place in the field. The questionnaires that will be conducted before and after training, to analyze which understanding the employees understand the analysis is based not only on one aspect of the selected field, but on 2 of them (which are the observation and the questionnaire), always observing the practice. in line with what has been reported. Thus, we sought to bring to the field this discussion that has been little seen in the educational field. With this work, I would hope to raise awareness among school actors about the need to think about this theme and about training for future educators. Although the teachers of this kindergarten were trained, the results obtained through the analysis of the questionnaires and pre and post intervention observations show that there is still a high level of lack of knowledge about how to deal with everyday situations. accidents.
Resumo: Este trabalho aqui apresentado, intitulado: Infância e saúde: cuidados básicos e a prevenção de acidentes numa intituição de educação infantil, surge da necessidade de se pensar em uma educação que ofereça aos alunos, enquanto imersos no âmbito escolar, uma maior segurança no que concerne a acidentes que, por ventura, possam vir ocorrer na instituição escolar. Tivemos como objetivo geral o de investigar a concepção de professores e funcionários sobre a importância dos primeiros socorros enquanto agentes de uma escola de Educação Infantil na cidade de Garanhuns-PE. Para a efetivação desta pesquisa foi realizada uma pesquisa de campo do tipo etnográfica (ANDRÉ, 1995), pois está se mostrou mais adequada tendo em vista que o objetivo principal é investigar a concepção de professores e funcionários sobre a importância dos Primeiros Socorros enquanto agentes da Educação Infantil, o que requer um deslocamento até o local de manifestação do fenômeno investigado, observação participante, descrição do fenômeno observado e ênfase no processo ocorrido em campo. Os questionários que serão realizados antes e pós formação, para se analisar qual a compreensão apreendida pelos funcionários a análise se embasa não apenas em um aspecto do campo selecionado, mas em 2 deles (que são a observação e o questionário), observando sempre a prática em consonância com aquilo que foi relatado. Buscou-se assim, trazer a campo esta discussão que pouco tem sido vista no âmbito educacional. Se esperou com este trabalho conscientizar os atores escolares acerca da necessidade de se pensar nesta temática e em formações para os futuros pedagogos. Apesar de ter sido realizada a formação aos professores desta escola de educação infantil, os resultados colhidos por meio da análise dos questionários e observações pré e pós intervenção evidenciam, que ainda há um alto nível de desconhecimento dos funcionários acerca de como lidar com situações corriqueiras de acidentes.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6164
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_aryadynathallyacordeirolourencodemacedo.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons