Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6163
Title: | Alfabetização: dificuldades de ensino e aprendizagem explicitadas por professores |
Authors: | Matias, Jéssica Michele da Silva |
metadata.dc.contributor.authorLattes: | http://lattes.cnpq.br/1442994648947126 |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silva, Elaine Cristina Nascimento da |
metadata.dc.contributor.advisorLattes: | http://lattes.cnpq.br/2898599129662523 |
Keywords: | Alfabetização;Escolas públicas;Ensino fundamental |
Issue Date: | 15-Feb-2019 |
Citation: | MATIAS, Jéssica Michele da Silva. Alfabetização: dificuldades de ensino e aprendizagem explicitadas por professores. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019. |
Description: | A alfabetização simploriamente é conhecida como o processo em que a criança aprende a ler e escrever, porém, respaldado em alguns autores, como Morais (2005), Soares (2003), Leal (2004), entre outros, vemos que esse processo vai além. Entendemos a alfabetização como um complexo processo por meio do qual os alunos precisam refletir para se apropriar do Sistema de Escrita Alfabética de modo que atribuam significados e uso às palavras. Devido a sua complexidade, seu ensino e sua aprendizagem passam por muitos desafios e dificuldades. Diante disso, nesse trabalho, investigamos as dificuldades de ensino e aprendizagem na alfabetização, relatadas por professoras da rede pública de ensino de Garanhuns/PE. Para isto, foram realizadas entrevistas com três professoras atuantes no ciclo de Alfabetização. Dentre as dificuldades relatadas, destacamos a falta de parceria entre a família e escola, atrapalhando o ensino e a aprendizagem relativa à alfabetização. Além disso, analisamos as ações que, de acordo com as professoras, são realizadas para superar as dificuldades citadas, dentre as quais estão o apoio de outra pessoa na sala de aula, atividades diversificadas e o reforço no contra turno. Isto posto, este trabalho nos leva a refletir sobre a atuação do professor alfabetizador, mediante aos percalços existentes em cada sala de aula e chama a atenção para a necessidade do professor enxergar também as suas dificuldades de ensino e poder contar com apoio de todos os envolvidos no processo de Alfabetização para contorná-las. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6163 |
Appears in Collections: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_jessicamicheledasilvamatias.pdf | 168,9 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License