Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6161
Título: | Educação quilombola: construção e fortalecimento da identidade apoiando-se na relação comunidade/escola |
Autor: | Ferreira, Dayane Maria da Silva |
Orientador: | Costa, Caetano De' Carli Viana |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/1659373322351561 |
Palavras-chave: | Quilombolas - Educação;Educação básica;Comunidade e escola;Negros - Identidade racial;Cultura afro-brasileira |
Data do documento: | 31-Jan-2019 |
Citação: | FERREIRA, Dayane Maria da Silva. Educação quilombola: construção e fortalecimento da identidade apoiando-se na relação comunidade/escola. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019. |
Resumo: | O presente artigo debate a educação quilombola, a partir do caso da Escola Municipal Manoel Izidório, localizada na Comunidade Quilombola Atoleiro, em Caetés-PE. Entende-se que nas escolas quilombolas devem ser inseridas no seu currículo escolar as Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, e, assim como em qualquer escola do Brasil, deve-se trabalhar também a Lei nº 10.639/03 que inclui a obrigatoriedade da temática história e cultura negra da população Afro-Brasileira. Ambos documentos salientam a importância de discutir temas voltados para a valorização dos conhecimentos específicos da identidade negra no País. O trabalho retrata em seu contexto a importância da construção e afirmação da identidade negra dos alunos inseridos no 3º ano do ensino fundamental da referida escola quilombola, a partir das Normas obrigatórias a serem seguidas pelas instituições de ensino. O objetivo é apresentar a realidade da relação comunidade/escola no seu processo de adaptação do currículo escolar e planejamento educacional dentro dos princípios das Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica e da Lei nº 10.639/03. Essa pesquisa terá como abordagem metodológica o método do caso alargado, através de um estudo de caso etnográfico em que busque, a partir de uma prática educacional localizada numa única turma de uma única escola quilombola, alargar e refletir os conhecimentos relacionados à educação e cultura quilombola. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6161 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_dayanemariadasilvaferreira.pdf | 404,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons