Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6161
Título: Educação quilombola: construção e fortalecimento da identidade apoiando-se na relação comunidade/escola
Autor: Ferreira, Dayane Maria da Silva
Orientador: Costa, Caetano De' Carli Viana
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1659373322351561
Palavras-chave: Quilombolas - Educação;Educação básica;Comunidade e escola;Negros - Identidade racial;Cultura afro-brasileira
Data do documento: 31-Jan-2019
Citação: FERREIRA, Dayane Maria da Silva. Educação quilombola: construção e fortalecimento da identidade apoiando-se na relação comunidade/escola. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: O presente artigo debate a educação quilombola, a partir do caso da Escola Municipal Manoel Izidório, localizada na Comunidade Quilombola Atoleiro, em Caetés-PE. Entende-se que nas escolas quilombolas devem ser inseridas no seu currículo escolar as Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, e, assim como em qualquer escola do Brasil, deve-se trabalhar também a Lei nº 10.639/03 que inclui a obrigatoriedade da temática história e cultura negra da população Afro-Brasileira. Ambos documentos salientam a importância de discutir temas voltados para a valorização dos conhecimentos específicos da identidade negra no País. O trabalho retrata em seu contexto a importância da construção e afirmação da identidade negra dos alunos inseridos no 3º ano do ensino fundamental da referida escola quilombola, a partir das Normas obrigatórias a serem seguidas pelas instituições de ensino. O objetivo é apresentar a realidade da relação comunidade/escola no seu processo de adaptação do currículo escolar e planejamento educacional dentro dos princípios das Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica e da Lei nº 10.639/03. Essa pesquisa terá como abordagem metodológica o método do caso alargado, através de um estudo de caso etnográfico em que busque, a partir de uma prática educacional localizada numa única turma de uma única escola quilombola, alargar e refletir os conhecimentos relacionados à educação e cultura quilombola.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6161
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_dayanemariadasilvaferreira.pdf404,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons