Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6157
Título: A narrativa da descoberta do amor em Eleanor & Park: adolescência, bullying e primeiro amor
Autor: Vanderley, Sara Rocha
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5348723524079681
Orientador: Cortez, Marcia Félix da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4091073515532694
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil;Adolescência;Bullying;Amor
Data do documento: 24-Jan-2019
Citação: VANDERLEY, Sara Rocha. A narrativa da descoberta do amor em Eleanor & Park: adolescência, bullying e primeiro amor. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: This project aims to this study the development of bullying in the young adult book Eleanor & Park, of the American writer Rainbow Rowell, considering the connection of bullying and first love establish by some readers about the book analyzed. In this book, Rowell, presents concerns about several changes in teenagers lives and how they face the development of their physical characteristics, beyond their reactions about falling in love for the first time, the bullying that they have been suffered for being different and not to fit in with the colleagues, this way portraying, as main focus, the relationship between Eleanor and Park. In order to establish such a relationship between readers and the book and the main theme addressed by it with the requirements presented, it was necessary to use surveys conducted by the social network for Brazilian readers, Skoob. In this way, in order to reach the objective defined here, It was used the researches of Bandeira and Hutz (2012), Pesce, Assis and Avanci (2008), Picado (2009), Gregorin Filho (2007), Azevedo (2006), Costa (2012), among other researchers about Bullying and Aggression, Young Adult Literature, and the concerns about love in youth. The analysis is made by comparing the answers of the interviews with the relationships between bullying and love in adolescence, taking into consideration how the readers identify themselves with the book.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo observar a recorrência do tratamento do bullying na obra infantojuvenil Eleanor & Park, da autora Rainbow Rowell, considerando a relação entre este e o primeiro amor estabelecida por alguns leitores a respeito da obra analisada. Nela, Rowell apresenta questões sobre as diversas mudanças que os adolescentes vivenciam e como encaram o desenvolvimento de suas características físicas, além de sua reação ao se apaixonar pela primeira vez e do bullying sofrido por ser diferente e não se enquadrar no meio entre os colegas, dessa forma retratando, como foco principal, a relação entre Eleanor e Park. Para que se pudesse estabelecer tal relação entre leitores e obra e a temática abordada por ela com os requisitos apresentados, foi-se necessária a utilização de pesquisas efetuadas pela rede social para leitores brasileiros, Skoob. Dessa forma, a fim de alcançar o objetivo definido, utilizou-se das pesquisas de Bandeira e Hutz (2012), Pesce, Assis e Avanci (2008), Picado (2009), Gregorin Filho (2007), Azevedo (2006), Costa (2012), entre outros estudiosos a respeito do Bullying e Agressividade, da Literatura infantil/juvenil e das questões sobre o amor na adolescência. A análise é feita comparando as respostas das entrevistas com as relações entre bullying e amor na adolescência, levando em consideração como os leitores se identificam com a obra.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6157
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_sararochavanderley.pdf944,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons