Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6123
Título: A prática de atividades físicas durante a infância e sua influência para o desenvolvimento da percepção de competência atlética
Autor: Silva, Carlos Eduardo Ferreira da
Orientador: Pirauá, Natália Barros Beltrão
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1778511907021100
Palavras-chave: Exercícios físicos;Infância;Autopercepção;Capacidade motora
Data do documento: 6-Mar-2024
Citação: SILVA, Carlos Eduardo Ferreira da. A prática de atividades físicas durante a infância e sua influência para o desenvolvimento da percepção de competência atlética. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumo: A prática de atividades físicas durante a infância é muito importante para o desenvolvimento da autopercepção da competência atlética. A escola tem o dever de oferecer uma educação física de qualidade, assim como uma boa estrutura física e materiais de qualidade para que as crianças possam vivenciar experiências de qualidade durante a fase escolar. Porém, as experiências motoras vividas fora do âmbito escolar também são importantes, logo, é necessário que haja boas condições para a prática dessas atividades. A motivação para a prática de atividades físicas e ampliação de competência atlética está presente tanto indiretamente, como essas boas condições de espaços públicos e privados, como também na relação interpessoal. O clima motivacional estimulado pelos pais tem influência no desenvolvimento de competência atlética do indivíduo, assim como o feedback de outros indivíduos sobre suas habilidades, e a comparação do indivíduo com outros em relação às suas habilidades motoras. Com isso, o presente estudo teve como objetivo compreender como a prática de atividades físicas durante a infância dentro e fora do âmbito escolar influenciam no desenvolvimento da percepção de competência atlética dos indivíduos. Participaram de pesquisas por questionário 42 indivíduos que foram divididos em dois grupos, um grupo de pessoas que praticaram algum tipo de atividade física regularmente durante a infância e outro que não praticou. Os resultados da pesquisa constataram que os entrevistados que praticaram algum tipo de atividade física regularmente durante a infância se percebiam que possuíam altos níveis de competência atlética na infância e também possuem altos níveis enquanto adulto, enquanto os entrevistados que não praticaram atividades físicas na infância não possuem altos níveis competência atlética. Porém ambos os grupos se sentem motivados a aperfeiçoar suas habilidades atléticas, o que pode estar relacionado com o baixo índice de satisfação em relação ao seu desempenho atlético.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6123
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_carloseduardoferreiradasilva.pdf707,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons