Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/612
Título: Caracterização e classificação de solos utilizados para pequena irrigação nas micro-regiões de Salgueiro e Alto Pajeu, no Estado de Pernambuco
Autor: Ribeiro, Mateus Rosas
Souza, Eurides Alves de
Palavras-chave: Solo - Análise;Solos - Classificação
Data do documento: 1994
Citação: RIBEIRO, Mateus Rosas; SOUZA, Eurides Alves de. Caracterização e classificação de solos utilizados para pequena irrigação nas micro-regiões de Salgueiro e Alto Pajeu, no Estado de Pernambuco. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 6, p. 149-164, 1994.
Abstract: Perfis representativos de áreas experimentais e de módulos do subprograma GAT foram caracterizados, classificados e avaliados em função de suas limitações para utilização agrícola. As classes de solos mais frequentes foram: Bruno não cálcico textura média/argilosa, Planossolo Solódico textura média/argilosa, Cambissolo Eutrófico textura média e argilosa, Solo Aluvial Ta Eutrófico textura média e argilosa, e solo Litólico Eutrófico textura média. Os solos aluviais foram os que apresentaram melhor aptidão para agricultura irrigada, tendo apenas pequenas restrições de natureza física, devido aos altos teores de silte ou d presença de caráter solódico. Não foi observada nestes solos, ocorrência de salinidade natural, nem presença de lençol freático próximo a superfície. Os solos Brunos não Cálcicos apresentaram potencialidade para pequena irrigação, tendo como limitações principais a suscetibilidade a erosão, pequena profundidade e pedregosidade. Foi observado que a natureza da rocha matriz destes solos, consolidada (R) ou semi-intemperizada (Cr) é importante na utilização dos mesmos, influindo na profundidade de percolação da água. Os Cambissolos têm limitações semelhantes aos Brunos não Cálcicos e estão restritos aos sopés de maciços e serras no município de Serra Talhada. Os demais solos, embora estejam sendo utilizados com irrigação, são mais apropriados para reflorestamento ou pastagens.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/612
Aparece nas coleções:n. 6, 1994 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n6_1994_agro_12.pdf596,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador