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Título: Avaliação da performabilidade do sistema ferroviário da região do Recife
Título(s) alternativo(s): Performability evaluation of the rail system of Recife region
Autor: Santos Júnior, Rodemarck Melo dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5274177344296463
Orientador: Callou, Gustavo Rau de Almeida
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3146558967986940
Palavras-chave: Ferrovias urbanas;Avaliação de desempenho;Redes de Petri estocásticas
Data do documento: 8-Mar-2024
Citação: SANTOS JÚNIOR, Rodemarck Melo dos. Avaliação da performabilidade do sistema ferroviário da região do Recife. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: The rail system in the Recife region can transport approximately 400,000 passengers daily. Failure drastically decreases its carrying capacity. An example of a failure that occurs frequently is the so-called false occupancy failure. False occupancy failures occur when the train detection mechanism for part of the route is defective, forcing the driver to take manual control, increasing the risk of accidents. One of the solutions is to increase the capillarity of the railway system by adding alternative routes. In this context, this work proposes a set of models for evaluating the performability of railway systems. A case study using the Recife railway system was used to show the applicability of the proposed models, where it was possible to increase the system availability by practically 50% with the addition of alternative routes, also improving the performance metrics.
Resumo: O sistema ferroviário da região do Recife possui capacidade para transportar aproximadamente 400 mil passageiros diariamente. Falhas diminuem drasticamente sua capacidade de transporte. Um exemplo de falha que ocorre frequentemente é a denominada falha de falsa ocupação. Falhas de falsa ocupação ocorrem quando o mecanismo de detecção de trens de parte do percurso apresenta defeito, obrigando o maquinista a assumir o controle manual, aumentando os riscos de acidentes. Uma das soluções é aumentar a capilaridade do sistema ferroviário a partir da adição de rotas alternativas. Nesse contexto, este trabalho propõe um conjunto de modelos para avaliação de desempenho e disponibilidade de sistemas ferroviários. Um estudo de caso utilizando o sistema ferroviário de Recife foi utilizado para mostrar a aplicabilidade dos modelos propostos, onde foi possível aumentar a disponibilidade do sistema em praticamente 50% com a adição de rotas alternativas, melhorando também as métricas de desempenho.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6111
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