Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/611
Título: Características de uma sequência de solos na planície aluvial do Rio Brigida em Parnamirim
Autor: Ribeiro, Mateus Rosas
Souza, Eurides Alves de
Ferreira, Maria Da Graça de V. X.
Palavras-chave: Solo - Análise;Solos - Classificação
Data do documento: 1994
Citação: RIBEIRO, Mateus Rosas; SOUZA, Eurides Alves de; FERREIRA, Maria Da Graça de V. X. Características de uma sequência de solos na planície aluvial do Rio Brigida em Parnamirim. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 6, p. 137-148, 1994.
Abstract: Os solos da planície aluvial do rio Brigida na Estação Experimental de Parnamirim foram estudados ao longo de um caminhamento, com o objetivo de caracterizar suas propriedades físicas, químicas e mineralógicas, e entender os seus padrões de distribuição. A planície apresenta solos aluviais de textura média a argilosa e vertissolos, quase com teores de silte maiores que os de argila. Apesar do arrajamento complexo dos solos dentro das várzeas observou-se uma tendência geral da margem do rio para a encosta, principalmente com relação ao aumento dos teores de silte, argila e, consequentemente, dos cátions trocáveis e, CTC. Regra geral os solos não apresentam problemas de salinidade natural e são quimicamente bastante férties. As principais limitações são de natureza física, em consequência dos altos teores de silte dos solos.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/611
Aparece nas coleções:n. 6, 1994 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n6_1994_agro_11.pdf347 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador