Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6107
Título: Uso de armadilha atrativa na captura de Rhynchophorus palmarum (L) em plantio de dendê na Zona da Mata Norte de Pernambuco
Autor: Santana, Alisson Gomes de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8309879042134974
Orientador: Gonçalves, Maria da Penha Moreira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0539509819672370
Palavras-chave: Broca (Inseto);Coleoptera;Feromônios;Armadilhas para insetos;Dendê
Data do documento: 8-Mar-2024
Citação: SANTANA, Alisson Gomes de. Uso de armadilha atrativa na captura de Rhynchophorus palmarum (L) em plantio de dendê na Zona da Mata Norte de Pernambuco. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Departamento de Ciência Florestal, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: Os insetos são o grupo de animais com maior abundância no globo terrestre. Eles são essenciais para as funções nos ecossistemas, como a ciclagem de nutrientes e controle biológico. Entretanto, tais insetos atuam também como pragas e vetores de doenças, gerando impactos ecológicos e econômicos. O Metamasius sp. e o Rhynchophorus palmarum L. (Coleoptera: Curculionidae), conhecidos como falsa-broca-da-bananeira e broca-do-olho-do-coqueiro. O objetivo do estudo foi avaliar a eficiência e interação de feromônio rincoforol e iscas de cana de açúcar na captura de Rhynchophorus palmarum em plantio de dendê em ambiente de Mata Atlântica em Pernambuco, utilizando armadilhas de balde (alçapão), foram instaladas armadilhas, em delineamento inteiramente casualizado, totalizando 6 armadilhas. Cada armadilha foi instalada em posições diferentes do relevo. Os materiais coletados em cada armadilha foram acondicionados em recipientes com identificação, posteriormente, transportados ao Laboratório de Proteção Florestal do Departamento de Ciência Florestal da UFRPE, onde foram triados, quantificados e identificados. Avaliaram-se os dados obtidos mediante análise de variância pelo teste F; comparação de médias Tukey ao nível de 5% de significância. Não foram observadas diferenças estatísticas entre os diferentes períodos de coleta e diferentes tratamentos na captura de R. palmarum, porém foram observadas diferenças quando se analisou o inseto M. hemipterus entre a primeira e segunda coleta, tendo-se assim diferença na época de coleta.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6107
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Florestal (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_alissongomesdesantana.pdf710,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons