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Título: Rendmax, software para cálculo e análise de volume e rendimento máximo em madeira serrada
Autor: Coelho, Gustavo Andrade
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3210826106891832
Orientador: Nogueira, Marcelo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2791448000405507
Palavras-chave: Serrarias;Processamento da madeira;Desenvolvimento de software;Madeira serrada;Rendimento
Data do documento: 5-Mar-2024
Citação: COELHO, Gustavo Andrade. Rendmax, software para cálculo e análise de volume e rendimento máximo em madeira serrada. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Departamento de Ciência Florestal, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A sawmill is a location where logs of wood are received, stored, processed, and subsequently dried for a specific period. Sawmills are commonly classified based on their daily production, that is, their yield, categorizing them into small, medium, and large scale. Various factors influence this yield, and in the absence of proper control or monitoring, there is a tendency for production losses. As an alternative, sawmill automation emerges as a viable solution, especially through the utilization of information technology. This involves implementing optimization systems for cutting calculations, which can be developed using progxanumng languages such as HTML, CSS, and JavaScript. In this context, the aim of this work was to develop software for optimizing the sawing of wood logs to achieve maximum volume and yield in wood utilization. In developing the mathematical models used to estimate the volume and maximum yield of sawn wood from a log, as well as the corresponding software, four predefined scenarios commonly used in sawmills were considered. In each of these scenarios, calculations were manually performed using the same values employed in the program tests, with the goal of verifying the software's proper functioning in each established scenario. Subsequently, following the calculation methodology, software was developed to optimize the process of converting wood logs into mechanically processed pieces. This software was built using programming languages JavaScript, HTML, and CSS. HTML was used to structure the website. while CSS was responsible for the design, colors, shadows, size, and positioning of elements. JavaScript was responsible for the software's source code, that is, the program's interactivity, including input requests, variable creation, internal calculations, interactions, interactive menus, animations, and validations. By combining these three languages, it became feasible to automate the data acquisition process following the same empirical reasoning, based on equations. However, in this case, with an approach carried out through the creation of codes and commands using programming languages. This enables achieving the desired result, maximizing log utilization according to the scenario, demonstrating its effective applicability in the market.
Resumo: Uma serraria é um local onde toras de madeira são recebidas, armazenadas, processadas e, posteriormente, secas por um período determinado. Vários fatores influenciam esse rendimento e, na ausência de controle ou monitoramento adequado, há uma tendência de perda na produção. A automação das serrarias surge como uma solução viável, especialmente através do uso da tecnologia da informação. Isso envolve a implementação de sistemas de otimização de cálculos de desdobro, os quais podem ser desenvolvidos utilizando-se linguagens de programação como o Javascript. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um software para otimização do desdobro de toras de madeira com finalidade de obter volume e rendimento máximos no aproveitamento da madeira. No desenvolvimento dos modelos matemáticos empregados na estimativa do volume e do rendimento máximo de madeira serrada de uma tora, bem como no software correspondente, foram considerados quatro cenários pré-definidos comumente utilizados em serrarias. Em cada um desses cenários, os cálculos foram realizados manualmente utilizando os mesmos valores empregados nos testes do programa, com o objetivo de verificar o funcionamento adequado do software em cada um dos cenários estabelecidos. Posteriormente, seguindo a metodologia de cálculo, desenvolveu-se um software para otimizar o processo de conversão de toras de madeira em peças processadas mecanicamente. Esse software foi construído utilizando as linguagens de programação JavaScript, HTML e CSS. O HTML foi utilizado para estruturar o site, enquanto o CSS ficou responsável do design, cores, sombras, tamanho e posicionamento dos elementos. Já o JavaScript foi responsável pelo código fonte do software, ou seja, interatividade do programa, incluindo pedidos de entrada, criação de variáveis, cálculos internos, interações, menus interativos, animações e validações. Assim, ao unir as três linguagens, tornou-se viável automatizar o processo de obtenção de dados seguindo a mesma linha de raciocínio empírica, baseada em equações. Porém, nesse caso, com uma abordagem realizada por meio da criação de códigos e comandos utilizando linguagens de programação. Isso possibilitou alcançar o resultado desejado, maximizando o aproveitamento da tora em até 50% de acordo com o cenário, demonstrando sua aplicabilidade efetiva no mercado.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6092
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