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Título: Vozes poéticas do pajeú: estudo da obra de alguns poetas da região do Pajeú sob a ótica da criação
Autor: Sousa, Cícero Ângelo Antas de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0456226302887988
Orientador: Almeida, Maria do Socorro Pereira de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3185435491287172
Palavras-chave: Literatura;Poesia popular
Data do documento: 1-Mar-2021
Citação: SOUSA, Cícero Ângelo Antas de. Vozes poéticas do pajeú: estudo da obra de alguns poetas da região do Pajeú sob a ótica da criação. 2021. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2021.
Abstract: The aim of this study was to draw a panorama of the current poetic scenario in the Pajeú region, in the face of the process of creating this literature and the so-called poetic voices of the new generation. Through this research work, seeks to understand the specifics behind this popular poetics, presenting the perspective of the creation process of some poets in the region. As a methodological part of the study, we discuss based on theoretical assumptions of several authors, poets and literary critics, such as: Arantes (1998), Bosi (1977), Candido (2006), Paz (1982), Ribas (2000), Santchuk (2009), Santos (2017), Silva (1988), Tavares (2005) and among others, issues related to the poetry creation process, the act of creating itself and the internal and external factors that go through such a manifestation. In this sense, issues related to contextual, geographical and historical factors of the region itself and of poetry in general were also discussed. Thus, we present a journey in terms of the origins of popular poetics to the contemporary scene. From a research route, we selected four cities in Pajeú and tried to bring a poet / representative from each one, they are: Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Tabira and Serra Talhada. In the assessment, we found that the poetry of the authors studied is full of specificities, ranging from aesthetic factors, to the creative personality of each one. In addition to the perspective common to all who are the backwoods roots, who give Pajeú's poetry traces of uniqueness and identity. Factors such as inspiration, perceptions and technique are extremely important elements for popular poetics, so, as evidenced, poets tend to take them into account in the act of creation. It is also worth mentioning the value of many vates to the factor of inspiration, in addition to poetic freedom and the diversity of such works, whose mix of sentimentality and social role are present in the meshes of the texts. As a result of this study, we realized that the poetry Pajeuzeira reveals poets of various facets, which combine both the written process and the oral process of poetry. Many are considered glossing poets who show a lot of aptitude for the impromptu verse. In this, poets continually make use of the most varied genres of creation, among the most traditional and modern. Finally, we conclude that the poetry of the Pajeú hinterland is one of the main sociocultural expressions and part of the identity of the people, who see themselves in some way represented by it.
Resumo: Objetivou-se com esse estudo, traçar um panorama do atual cenário poético da região do Pajeú, frente ao processo de criação dessa literatura e das chamadas vozes poéticas da nova geração. Por meio desse trabalho de pesquisa, busca-se compreender as especificidades por trás dessa poética popular, apresentando a ótica do processo de criação de alguns poetas da região. Como parte metodológica do estudo, discutimos com base em pressupostos teóricos de diversos autores, poetas e críticos literários, tais como: Arantes (1998), Bosi (1977), Candido (2006), Paz (1982), Ribas (2000), Santchuk (2009), Santos (2017), Silva (1988), Tavares (2005) e entre outros, questões ligadas ao processo de criação da poesia, o próprio ato de criar e os fatores internos e externos que atravessam tal manifestação. Nesse sentido, foram discutidas, ainda, questões referentes aos fatores contextuais, geográficos e históricos da própria região e da poesia de um modo geral. Assim, apresentamos um percurso em termos de origens da poética popular até o cenário de contemporaneidade. A partir de uma rota de pesquisa, selecionamos quatro cidades do Pajeú e buscamos trazer um poeta/representante de cada uma, são elas: Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Tabira e Serra Talhada. Na apreciação, constatamos que a poesia dos autores estudados é repleta de especificidades, que vão desde fatores estéticos, à personalidade de criação de cada um. Além da perspectiva comum a todos que são as raízes sertanejas, que dão à poesia do Pajeú, traços de unicidade e identidade. Fatores como a inspiração, as percepções e a técnica, são elementos extremamente importantes para a poética popular, por isso, como evidenciado, os poetas tendem a levá-los em consideração no ato da criação. Destaca-se ainda a carga valorativa de muitos vates ao fator da inspiração, além da liberdade poética e a diversidade de tais obras, cujo misto de sentimentalismo e papel social estão presentes nas malhas dos textos. Como resultado desse estudo, percebemos que a poética Pajeuzeira revela poetas de várias facetas, que aliam tanto o processo escrito, quanto o processo oral da poesia. Muitos são considerados poetas glosadores que demonstram bastante aptidão para o verso de improviso. Nisso, os poetas continuamente fazem uso, dos mais variados gêneros de criação, entre os mais tradicionais e modernos. Por fim, concluímos que a poesia do sertão do Pajeú é uma das principais expressões socioculturais e parte da identidade do povo, que se vê de alguma forma representado por ela.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6084
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