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Título: Análise de material didático para a abordagem de questões sociocientíficas (QSC) na perspectiva de professores de Química da educação básica
Autor: Silva, José Jonas da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4208955531756095
Orientador: Firme, Ruth do Nascimento
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
Palavras-chave: Ensino de química;Material didático;Educação básica
Data do documento: 25-Jul-2024
Citação: SILVA, José Jonas da. Análise de material didático para a abordagem de questões sociocientíficas (QSC) na perspectiva de professores de Química da educação básica. 2024. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: The approach to Socioscientific Issues (CSQ) in science teaching enables students to discuss social, environmental and economic issues, of a controversial nature and related to science, in the school context. This approach enables the contextualization of school content from the perspective of citizen science. Therefore, the objective of this research was to analyze the contributions and limitations of a didactic material developed for the implementation of the approach of Socioscientific Issues in the teaching of Chemistry from the perspective of Chemistry teachers in Basic Education. Five methodological stages were developed: literature review (stage 1); preparation of didactic material for the implementation of the approach to Socioscientific Issues in the teaching of Chemistry (stage 2); preparation and application of the questionnaire for the evaluation of the didactic material prepared (stage 3); teacher evaluation (stage 4); organization, systematization and analysis of data (step 5). A qualitative approach to the data was adopted (Minayo, 2004). Four basic education chemistry teachers participated in the research. The teachers identified contributions and limitations of the didactic material entitled: "A proposal for the approach of the socio-scientific question The dilemma of automobiles: fuel versus battery from the mock jury as a didactic strategy", such as: allowing a connection between the QSC and Science; having the Socio-Scientific Question as the central focus of the proposal and the QSC being approached as a real-world context and allowing discussion on social dimensions of science (contributions); not ensuring the participation of all students in higher-order practices (argumentation, reasoning and decision-making); the level of previous knowledge of the students about the QSC and stage 5 as the only moment for the discussion of scientific content in the Practices of confrontation of scientific content with the Socioscientific Question (limitations).
Resumo: A abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) no ensino de Ciências possibilita aos estudantes discutirem temas sociais, ambientais e econômicos, de caráter controverso e relativos à ciência, no contexto escolar. Esta abordagem possibilita a contextualização de conteúdos escolares na perspectiva da ciência cidadã. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi analisar contribuições e limitações de um material didático elaborado para a implementação da abordagem de Questões Sociocientífica no ensino de Química na perspectiva de professores de Química da Educação Básica. Foram desenvolvidas cinco etapas metodológicas: revisão da literatura (etapa 1); elaboração do material didático para a implementação da abordagem de Questões Sociocientíficas no ensino de Química (etapa 2); elaboração e aplicação do questionário de avaliação do material didático elaborado (etapa 3); avaliação dos professores (etapa 4); organização, sistematização e análise dos dados (etapa 5). Foi adotada a abordagem qualitativa dos dados (Minayo, 2004). Quatro professores de Química da educação básica participaram da pesquisa. Os professores identificaram contribuições e limitações do material didático intitulado: “Uma proposta para a abordagem da questão sociocientífica O dilema dos automóveis: combustível versus bateria a partir do júri simulado como estratégia didática”, como, por exemplo: permitir conexão entre a QSC e a Ciência; ter a Questão Sociocientífica como o foco central da proposta e a QSC ser abordada como contexto do mundo real e permitir discussão sobre dimensões sociais da ciência (contribuições); não garantir a participação de todos os estudantes nas Práticas de ordem superior (argumentação, raciocínio e tomada de decisão); o nível de conhecimento prévio dos estudantes acerca da QSC e a etapa 5 como único momento para a discussão de conteúdos científicos nas Práticas de confronto de conteúdo científico com a Questão Sociocientífica (limitações).
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6082
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