Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6073
Título: Construção de identidade da prática docente no Brasil: um olhar por meio da mídia
Autor: Henriques, Tamara Géssica Tavares
Orientador: Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7778975209654541
Palavras-chave: Análise crítica do discurso;Identidade social
Data do documento: 22-Fev-2021
Citação: HENRIQUES, Tamara Géssica Tavares. Construção de identidade da prática docente no Brasil: um olhar por meio da mídia. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2021.
Abstract: This work aims to investigate the treatment that is given to the teaching practice, especially in news from newspapers, as well as showing the possible identity constructions established by the media to this practice. For that, we used a theoretical basis, initially, in authors of Critical Discourse Analysis, such as Van Dijk (2008); Fairclough (1992); Resende (2012); and other scholars dealing with the theme. Regarding the notion of identity, we rely on authors from Sociology and Linguistics, such as Bauman (2005); Castells (2018); Kleiman (1998); Moita Lopes (1998); Hall (1999), among others. The corpus of the work is delimited in news taken from Jornal da Paraíba (JPB) online, in the period that corresponds from the year 2010 to 2020. Were collected five news that mentioned the teaching practice. Our purpose was to investigate the identity construction of teaching practice in Brazil through the media, whether it occurred positively or negatively, whether teachers had discursive access to this news, and how this access was given. Also, we observed the selection of lexical items that made up the news headline. As for methodological procedures, we employ the following categories: (I) discursive access; (II) analysis of the titles. The first results confirmed the hypothesis that the way the media reports teaching practice contributes to the construction of a negative teaching identity in Brazil.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo averiguar o tratamento que é dado à prática docente, sobretudo em notícias de jornais, bem como mostrar as possíveis construções identitárias que são estabelecidas pela mídia a esta prática. Para tanto, buscamos embasamento teórico, inicialmente, em autores da Análise Crítica do Discurso, como Van Dijk (2008); Fairclough (1992); Resende (2012); e demais estudiosos que tratam sobre a temática. Com relação à noção de identidade, embasamo-nos em autores da Sociologia e Linguística, como Bauman (2005); Castells (2018); Kleiman (1998); Moita Lopes (1998); Hall (1999), entre outros. O corpus do trabalho delimita-se em analisar um arquivo de notícias retiradas do Jornal da Paraíba (JPB) online, no período que corresponde de 2010 a 2020. Foram coletadas cinco notícias que mencionavam a prática docente. Nossa finalidade foi investigar a construção de identidade da prática docente no Brasil por meio da mídia, se ocorria de forma positiva ou negativa, se os professores possuíam acesso discursivo nessas notícias, e de que forma esse acesso era dado. Do mesmo modo, observamos a seleção dos itens lexicais que compunham o título das notícias. Quanto aos procedimentos metodológicos, empregamos as seguintes categorias: (I) acesso discursivo; (II) análises dos títulos. Os primeiros resultados confirmaram a hipótese de que a forma como a mídia reporta a prática docente contribui na construção de uma identidade negativa da docência no Brasil.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6073
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_tamaragessicatavareshenriques.pdf448,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons