Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6068
Título: | Memes e o ensino de História: uma experiência pedagógica no âmbito do PIBID História - UFRPE |
Autor: | Azevedo, Paulo Matheus Bezerra Viana de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/2375934324499736 |
Orientador: | Santos, Maria Emília Vasconcelos dos |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/4794117737260000 |
Palavras-chave: | Ensino de história;Recursos didáticos;Memes;Redes sociais on-line |
Data do documento: | 21-Fev-2024 |
Citação: | AZEVEDO, Paulo Matheus Bezerra Viana de. Memes e o ensino de História: uma experiência pedagógica no âmbito do PIBID História - UFRPE. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Over the past few years, it has been possible to observe an increase in the use of digital technologies, especially by young people around the world. At a time of high use in Digital Information and Communication Technologies (TDIC's), traditional teaching and learning methods have become outdated, making it necessary to innovate this process, taking into consideration the historical context and the transformations experienced by students. With that said, this article aims, in first place, to understand the current situation in which young people are inserted, also assimilating how they use networks; know the origin and trajectory of memes, analyzing how they are used by young people socially, culturally and politically; present the possible pedagogical uses of memes in history lessons, using the meme as a cultural product that mobilizes different skills and, finally, expose a project aligned with this theme experienced in the sphere of PIBID História - UFRPE. From the project and the research carried out with the participating students, it was possible to observe high engagement and greater interest from students when they are encouraged to work with tools that are already familiar to them, proving that the meme is an effective pedagogical resource in history classes. |
Resumo: | Nos últimos anos, foi possível observar o aumento do uso das tecnologias digitais, sobretudo pelos jovens do mundo todo. Em um momento de boom de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC's), os métodos tradicionais de ensino-aprendizagem se tornam ultrapassados, sendo necessário a inovação desse processo, levando em consideração o contexto histórico e as transformações vivenciadas pelo alunado. Por este motivo, o presente artigo tem o objetivo de, em primeiro lugar, entender a conjuntura atual em que os jovens estão inseridos, assimilando, também, como estes utilizam as redes; conhecer a origem e trajetória dos memes, analisando como eles são utilizados pelos jovens social, cultural e politicamente; apresentar os possíveis usos pedagógicos dos memes nas aulas de História, valendo-se do meme enquanto um produto cultural que mobiliza diversas habilidades e, por fim, expor um projeto alinhado a esta temática vivenciado na esfera do PIBID História - UFRPE. A partir do projeto e da pesquisa feita com os estudantes participantes, foi possível observar um alto engajamento e maior interesse dos discentes quando são estimulados a trabalharem com ferramentas que já lhes são familiares, provando que o meme é um recurso pedagógico eficaz nas aulas de história. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6068 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em História (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_paulomatheusbezerravianadeazevedo.pdf | 3,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons