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Título: Duas maravilhas, um mesmo encantamento: realismo maravilhoso e diálogos literários em cem anos de solidão e a jangada de pedra
Autor: Silva, Rivaldo Lima da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1263542396300554
Orientador: Gonçalves Neto, Nefatalin
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5135488225580130
Palavras-chave: Literatura;Realismo na literatura;Literatura comparada
Data do documento: 22-Dez-2020
Citação: SILVA, Rivaldo Lima da. Duas maravilhas, um mesmo encantamento: realismo maravilhoso e diálogos literários em cem anos de solidão e a jangada de pedra. 2020. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2020.
Abstract: The field of unusual phenomena has always been an interest and theme of literature, as well as of literary criticism concerned with responding to the various appearances of the supernatural in the narratives. Hence the multiple varieties of interpretation and categorization of the phenomenon. One of these, wonderful realism, a term first used and created by the Cuban author Alejo Carpentier in 1949, which consists of the narration of the unreal as part of everyday reality and the acceptance of the supernatural by the characters as something common, becomes a theme on which our lives revolve. discussions. For this reason, trying to understand how the wonderful realistic story is constructed within the novelistic text, this research work proposes a comparative analysis of two novels; One hundred years of solitude by the Colombian Gabriel García Márquez (1967) and the Jangada de Pedra by the Portuguese writer José Saramago (1986), because we believe that the aesthetic form as the marvelous real is built in the two narratives, using images, allegories and evoking the roots of the myths, it can be pointed out that the dialogue between the American and European continents is deeper than we thought. At the same time, we believe that the authors, when weaving the two fictional works and making use of the wonderful real, propose a critique of modern man and, at the same time, seek to dialogue with their future.
Resumo: O campo dos fenômenos insólitos sempre foi interesse e tema da literatura, como também da crítica literária preocupada em dar uma resposta às diversas aparições do sobrenatural nas narrativas. Daí surgem as múltiplas variedades de interpretação e categorização do fenômeno. Uma destas, o realismo maravilhoso, termo usado primeiramente e criado pelo autor cubano Alejo Carpentier em 1949 o qual constitui-se da narração do irreal como parte da realidade cotidiana e da aceitação do sobrenatural pelas personagens como algo comum, torna-se tema em que gira nossas discussões. Por isso, tentando compreender como o relato realista maravilhoso se constrói dentro do texto romanesco, este trabalho de pesquisa propõe a análise comparada de dois romances; Cem anos de solidão do colombiano Gabriel García Márquez (1967) e a Jangada de Pedra do escritor português José Saramago (1986), pois, acreditamos que a forma estética como o real maravilhoso se constrói nas duas narrativas, fazendo uso de imagens, das alegorias e evocando as raízes dos mitos pode nos apontar que o diálogo entre os continentes americano e europeu é mais profundo do que pensávamos. Ao mesmo tempo, acreditamos que os autores ao tecerem as duas obras ficcionais e ao fazerem uso do real maravilhoso propõem uma crítica ao homem moderno e ao mesmo tempo, buscam dialogar com o seu futuro.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6052
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