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Título: Distinção socioespacial: uma análise do Shopping Riomar Recife
Autor: Soares, Célia Regina Pereira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8468796317932436
Orientador: Santos, Otávio Augusto Alves dos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6806135209087830
Palavras-chave: Classes sociais;Segregação;Discriminação;Centros comerciais;Consumo
Data do documento: 8-Mar-2024
Citação: SOARES, Célia Regina Pereira. Distinção socioespacial: uma análise do Shopping Riomar Recife . 2024. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: The present work aims to investigate subjective actions of segregation and social class hierarchization in the spatial configuration strategies of Shopping Riomar Recife to offer visibility to the social dynamics of this shopping center. As an establishment primarily geared towards the reproduction of capital in the form of merchandising and consumption of goods that employs symbolism and a sense of belonging, but also historically planned to commercialize the bourgeois lifestyle, generating identification and positioning among visitors and staff. The social sciences play an important role in investigating the social dimensions of consumption by observing the existence of limiting access markers in these spaces as a cut-off of constitutive practices of identification, as individuals can, through the purchase of a certain product or service, reflect characteristics of the social class and dominant structure to which they belong, establishing private signs and dividing lines of taste hierarchization. With this purpose, we use the qualitative methodology of direct observation, image analysis, and interviews to investigate the imposition of values that reproduce symbolic violence in these spaces.
Resumo: O presente trabalho tem como proposta investigar ações subjetivas de segregação e hierarquização por classe social nas estratégias de configuração espacial do Shopping Riomar Recife, para oferecer visibilidade às dinâmicas sociais deste centro comercial. Como estabelecimento, primariamente voltado à reprodução do capital na forma de comercialização e consumo de mercadorias que utiliza de simbologia e desejo de pertencimento, mais também historicamente planejado para comercializar o estilo de vida burguês, gerador de identificação e posicionamento nos frequentadores e funcionários. As ciências sociais oferecem um papel importante de investigação das dimensões social do consumo ao observar a existência de marcadores limitantes de acesso nestes espaços como recorte das práticas constituintes de identificação, pois indivíduos podem através da compra de determinado produto, ou serviço refletir características da classe social e estrutura dominante pertencente que estabelecem signos privativos e linhas divisórias de hierarquização de gostos. Com essa finalidade utilizamos a metodologia qualitativa de observação direta, análise de imagem e entrevistas para averiguar a imposição de valores reprodutores de violência simbólica nestes espaços.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6051
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