Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/604
Título: Classificação e aptidão agrícola dos solos da Estação Experimental de Cana-de-açúcar de Carpina
Autor: Alves, Arnaldo Jugurta de Oliveira
Ribeiro, Mateus Rosas
Palavras-chave: Física do solo;Mapeamento do solo;Química do solo;Química agrícola;Cana-de-açúcar
Data do documento: 1994
Citação: ALVES, Arnaldo Jugurta de Oliveira; RIBEIRO, Mateus Rosas. Classificação e aptidão agrícola dos solos da Estação Experimental de Cana-de-açúcar de Carpina. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 6, p. 35-55, 1994.
Abstract: O principal objetivo deste trabalho consistiu em identificar, cartografar e caracterizar os solos da Estação Experimental de Cana-de-Açúcar de Carpina, bem como entender sua formação, distribuição e potencialidade. Para isso selecionou-se 10 perfis de solos ao longo de uma topossequência representativa da área. Esses solos foram caracterizados morfologicamente, e os seus horizontes coletados para determinações físicas, químicas e mineralógicas. Identificou-se na área as classes: Podzóico Amarelo Distrófico (109,71 ha; 41,89%), Podzólico Vermelho Amarelo Tb Distrófico (109,48 ha; 41,79%), Planossolo Tb Eutrófico (12,34 ha; 4,71%), Planossolo Solódico Tb Eutrófico (8,78 ha; 3,35%). Os podzólicos Amarelos são desenvolvidos da cobertura de sedimentos terciários e estão relacionados às superfícies mais elevadas, enquanto os Podzólicos Vermelho-Amarelos, apresentam-se desenvolvidos do Pré-Cambriano, e correspondem às áreas de dissecação mais intensa e topografia mais movimentada. Os planossolos apresentam os horizontes superficiais desenvolvidos dos sedimentos, com os horizontes Bt e C desenvolvidos do embasamento cristalino e ocupam a superfície assoreada do fundo plano dos vales. A diferença no teor de argila entre horizontes superficiais e subsuperficiais nos Podzólicos parece ter como causa principal o processo de lessivagem (eluviação-iluviação). Nos planossolos, esta diferença é mais acentuada, e está relacionada à descontinuidade litológica, bem como a processos de lessivagem e ferrólise. No sistema de Aptidão Agrícola, as terras relacionadas aos Podzólicos Amarelos e Planossolos receberam as classificações 1 (a)bC, (49,95% da área mapeada), e as relacionadas aos Podzólicos Vermelho-Amarelos 2ab(c) (41,79% da área mapeada). Das principais limitações ao uso agrícola as mais generalizadas são as deficiências de fertilidade natural e água. A suscetibilidade à erosão e os impedimentos à mecanização agrícola, constituem limitações significativas nos solos de topografia mais movimentada.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/604
Aparece nas coleções:n. 6, 1994 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n6_1994_agro_04.pdf817,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador