Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6034
Título: | Arte, política e transformação social: propostas antifascistas em arte educação |
Autor: | Azevedo, Kethylle Layane Nascimento Tavares de |
Orientador: | Barros, Lilian Débora de Oliveira |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/2102439803472317 |
Palavras-chave: | Arte - Aspectos políticos;Arte na educação;Política;Facismo |
Data do documento: | 27-Set-2023 |
Citação: | AZEVEDO, Kethylle Layane Nascimento Tavares de. Arte, política e transformação social: propostas antifascistas em arte educação. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá-PE, 2023. |
Abstract: | Bearing in mind the connection between Art and Politics, we highlight Art Education as an instrument of social transformation. This research aims to build a set of pedagogical practices for the visual arts based on an Antifascist proposal. From the reflection on the principles and analysis of the historical examples of Fascism in different times, we will identify which tactics are used to transmit its ideals, especially in the present time when we have a high flow of visual communication in our society. Thus, we will discuss the relevance of visual literacy for the global development of the individual, while highlighting Art Education as a practice for building a critical sense that enables political awareness in the school environment. The theoretical framework includes discussions about contemporary society and its relationship with visual communication; presents concepts and historiographical traces of Nazi-fascism and Anti-fascism, in addition to relating the visual discourse of Jair Bolsonaro, former president of Brazil (2018-2022), to Nazi-fascist practices; Based on this, we explore Paulo Freire's notion of transformative education combined with Ana Mae's triangular approach to teaching the visual arts. The adopted methodological procedures consisted of the investigation on historiographical and visual analysis of the discussed concepts and the comparative interpretation of images. The data obtained indicate the need and relevance of inserting the debate on the Antifascita theme in the classroom, hence, a set of educational proposals for the visual arts based on the Antifa movement were elaborated. Based on the results and discussions presented, it is deemed that in the current context of our society, visual communication is very present and can be a tool used by Nazi-fascist movements to perpetuate their ideals. Thus, we emphasize the role of the visual arts in a transformative education that promotes political awareness and critical reflection. |
Resumo: | Tendo em vista a conexão entre a Arte e a Política destacamos a Arte Educação como instrumento de transformação social. Esta pesquisa tem como objetivo construir um conjunto de práticas pedagógicas para as Artes Visuais baseadas numa proposta Antifascista. A partir da reflexão sobre os princípios e análise dos exemplos históricos do Fascismo em diferentes épocas, iremos identificar quais táticas são utilizadas para transmissão de seus ideais, principalmente na atualidade em que temos um alto fluxo da comunicação visual em nossa sociedade. Assim, discutiremos sobre a relevância do letramento visual para o desenvolvimento global do indivíduo, além de realçar a Arte Educação como prática para a construção de um senso crítico que possibilite a conscientização política no ambiente escolar. O referencial teórico contempla discussões acerca da sociedade contemporânea e sua relação com a comunicação visual; apresenta conceitos e rastros historiográficos do Nazifascismo e Antifascismo, além de relacionar o discurso visual de Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil (2018-2022), às práticas de tendência Nazifascista; com base nisso exploramos a noção de educação transformadora de Paulo Freire aliada a abordagem triangular para o ensino das artes visuais de Ana Mae Barbosa. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na investigação historiográfica e visual dos conceitos discutidos e na análise comparativa de imagens. Os dados obtidos indicam a necessidade e a relevância de inserir na sala de aula o debate sobre a temática Antifascita, portanto foram elaboradas um conjunto de propostas educativas para as artes visuais baseadas no movimento Antifa. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que no contexto atual da nossa sociedade a comunicação visual se faz muito presente e pode ser uma ferramenta utilizada por movimentos de tendência Nazifascista para perpetuação de seus ideais. Assim, ressaltamos o papel das Artes Visuais em uma educação transformadora que promova a conscientização política e a reflexão crítica. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6034 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_kethyllelayanenascimentotavaresdeazevedo.pdf | 18,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons