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Título: Análise do ensino das ciências e matemática em um contexto de educação quilombola
Autor: Silva, John Victor de Oliveira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8190629644989342
Orientador: Silveira, Thiago Araújo da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5110982163642369
Palavras-chave: Química;Matemática - Estudo e ensino;Ensino de química;Quilombolas - Educação
Data do documento: 6-Nov-2020
Citação: SILVA, John Victor de Oliveira. Análise do ensino das ciências e matemática em um contexto de educação quilombola. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2020.
Abstract: Nowadays, our country has a huge amount of Quilombola Communities approved by the Fundação Cultural Palmares, they are survivors due to the strong struggles for the recognition and guarantees of their rights. In the educational aspects, important advances have been made in recent years in their appreciation of these peoples and new demands to increasingly expand cultural and ethnic diversity in Brazil, through the implementation of PCN's (National Curriculum Parameters), where it is based on Law no. 10,639 / 2003, the Quotas Law, Quilombola Education Guidelines, among others. The general objective of this work is to analyze the teaching of science and mathematics in a school located in Quilombola Community in rural Pernambuco, based on the speech of the teachers who teach in it. For this, we use a qualitative methodology, with interviews for data collection and for the analysis we carry out the Dialectic Hermeneutic Analysis. As a result, we realized that the investigated teachers always seek to relate the scientific content with the epistemological, cultural and historical issues of the community, mainly with the use of teaching strategies to better contextualize these contents; we also noticed that they are very careful about the elaboration of their plans and the relationship between the students' daily lives and the contents proposed in the curriculum.
Resumo: Nos dias atuais, nosso país possui uma enorme quantidade de Comunidades Quilombolas homologadas pela Fundação Cultural Palmares, elas são sobreviventes devido às fortes lutas pelo reconhecimento e garantias de seus direitos. Já nos aspectos educacionais obtiveram-se importantes avanços nos últimos anos em sua valorização desses povos e novas reivindicações para cada vez mais ampliar a diversidade cultural e étnica no Brasil, através da implantação dos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), onde se baseia na Lei nº 10.639/2003, a Lei de cotas, Diretrizes da Educação Quilombola, entre outros. O objetivo geral deste trabalho é analisar o ensino de ciências e matemática em uma escola localizada em Comunidade Quilombola na zona rural de Pernambuco, a partir da fala dos professores que ensinam nela. Para isso, utilizamos uma metodologia qualitativa, com entrevistas para coleta de dados e para a análise realizamos a Análise Hermenêutica Dialética. Como resultados, percebemos que os professores investigados buscam sempre relacionar o conteúdo científico com as questões epistemológicas, culturais e históricas da comunidade, principalmente com o uso de estratégias de ensino para melhor contextualização destes conteúdos; percebemos também que eles se mostram muito cuidadosos quanto a elaboração de seus planos e a relação entre o cotidiano dos alunos e os conteúdos propostos em currículo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6022
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