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Título: O tratamento da variação linguística no ensino da língua portuguesa em escolas públicas da zona rural da cidade de Flores - PE
Autor: Leite, Laryssa Vieira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8136092416193445
Orientador: Brito, Dorothy Bezerra Silva de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1796648943044087
Palavras-chave: Ensino;Sociolinguística
Data do documento: 23-Out-2020
Citação: LEITE, Laryssa Vieira. Siliga: O tratamento da variação linguística no ensino da língua portuguesa em escolas públicas da zona rural da cidade de Flores - PE. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2020.
Abstract: The present study aims to understand the issues of linguistic variation that are addressed in elementary education in public schools in the city of Flores - PE, to discuss the treatment of linguistic variation in the classroom and to obtain information about how teachers approach the subject linguistic variation. To achieve these goals, the following theoretical basis was assumed: Bagno (2007), Sgarbi and Roncália (2009), Zilles and Faraco (2015) and Faraco (2020), the National Curriculum Parameters (1997; 1998; 2000) and the Common National Curriculum Base (2018). We carried out a bibliographic survey, a collection of information throughout questionnaires via WhatsApp with three teachers from three elementary schoolsas methodological procedures, and, finally, we analyzed the interviews’ responses. As a result, our hypothesis was partially corroborated, since the official documents for Brazilian education provide guidance, but do not assist the teacher with suggestions of practices to consistently approach the subject of linguistic variation in the classroom. Moreover, we understand that, by having an approach that considers linguistic variation as socially inherent, the teachers had taken the first step towards the implementation of a pedagogy of linguistic variation.
Resumo: O presente estudo tem como objetivos compreender como questões de variação linguística são abordadas no ensino fundamental em escolas públicas da cidade de Flores - PE, discutir como é o tratamento da variação linguística na sala de aula e obter, através de dados das entrevistas, informações sobre o trabalho do professor com a variação linguística. Com esse ensejo, utilizamos como base teórica Bagno (2007), Sgarbi e Roncália (2009), Zilles e Faraco (2015) e Faraco (2020), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997; 1998; 2000) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Realizamos como procedimento metodológico um levantamento bibliográfico, uma coleta de informações realizadas por entrevistas contidas em questionários via WhatsApp com três professoras de três escolas do Ensino Fundamental, e, por fim, realizamos análises e discussões das respostas obtidas na entrevista. Como resultado, tivemos nossa hipótese parcialmente corroborada, uma vez que os documentos oficiais da educação dão orientações, mas não auxiliam o docente com sugestões de práticas para abordar na sala de aula, de forma consistente, o tema variação linguística. Compreendemos ainda que os sujeitos da pesquisa, por terem uma abordagem que considera a variação linguística como inerente ao social, contemplam o primeiro passo para a implementação de uma pedagogia da variação linguística.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6019
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