Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6014
Título: | O ensino de gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa: uma análise do livro didático e da prática docente numa escola municipal de Calumbi-PE. |
Autor: | Silva, Janicleide Damiana da |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/4803244432429535 |
Orientador: | Berto, Jane Cristina Beltramini |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/5158679260858327 |
Palavras-chave: | Ensino;Aprendizagem;Língua portuguesa;Livros didáticos |
Data do documento: | 26-Out-2020 |
Citação: | SILVA, Janicleide Damiana da. O ensino de gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa: uma análise do livro didático e da prática docente numa escola municipal de Calumbi-PE.. 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2020. |
Abstract: | In accordance with the new theoretical perspectives of language teaching and the guidance of official documents, such as the National Curriculum Parameters and the National Common Curriculum Base, known in Brazil, respectively, as Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) and Base Nacional Comum Curricular (BNCC), serves as a reference to the teaching of text genre in language classes. With respect to that, we aim to investigate the pedagogical practice of Portuguese language teachers considering the teaching of text genres in the classroom and one of their main teaching materials, the textbook. Our research takes place at a local school in the town of Calumbi-PE. The study brings together three relevant research objects, which together play key roles in the teaching and learning process of the Portuguese language at school: text genres, the teacher and the textbook .Thefore, our main objective is to analyze the teacher's work environment in order to verify how text genres are approached in relation to pedagogical practice, as well as to observe how genres are normally presented in textbooks and, to what extent pedagogical support plays the role of guiding practices in the classroom. Four the purpose of reaching our goals, the works of Bakhtin (1997; 2003), Rojo (2005; 2015), Marcuschi (2005) Brazil (1998; 2017) Antunes (2003) Fiorin (2011), among others were used as our the orethical basis. We described and analyzed teaching and learning situations regarding the Portuguese language and text genres through the methodological approaches of qualitative and ethnographic research, aiming to observe teachers and students of the 6th and 8th year of middle school in Calumbi-PE. In addition, we also investigated the overall interest concerning genres in two Portuguese language textbooks which are part of a collection used in the classes we mentioned, so as to verify the textual diversity presented. The results showed a low diversity of genres in the textbook and many repetitions of some text categories, taking into account these books are supposed to be used for the entire school year. With regards to the teaching practices we investigated, it is possible to conclude that there is still a lot to be done for the teaching of text genres, taking into consideration the suggestions included in the national curriculum documents for mother tongue teaching. |
Resumo: | Em consonância com as novas perspectivas teóricas de ensino da língua e com as orientações de documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao emprego dos gêneros textuais como objeto de ensino de língua, objetivamos investigar a prática pedagógica do professor de língua portuguesa frente ao ensino de gêneros textuais em sala de aula e o livro didático (LD), de uma escola municipal da cidade de Calumbi-PE. A pesquisa reúne três relevantes objetos de investigação, que em conjuntos desempenham funções primordiais no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa no âmbito escolar; são eles: os gêneros textuais, o professor e o livro didático. Assim, estabelecemos como objetivos analisar o contexto laboral do professor para verificar como são tratados os gêneros textuais na prática pedagógica, observar de forma geral como os gêneros são apresentados no livro didático e, em que medida esse suporte pedagógico desempenha a função de nortear as práticas ali realizadas. Para alcançar nossos objetivos recorremos a autores como Bakhtin (1997; 2003), Rojo (2005; 2015), Marcuschi (2005) Brasil (1998; 2017) Antunes (2003) Fiorin (2011), entre outros. Por meio dos pressupostos metodológicos da pesquisa de caráter qualitativo com natureza etnográfica, são descritas e analisadas situações de ensino-aprendizado de língua portuguesa a partir dos gêneros textuais, observadas em duas salas de aulas, composta por alunos do 6º e 8º ano do Ensino Fundamental II, da rede municipal de ensino, da cidade de Calumbi-PE. Além disso, investigamos de forma geral o tratamento recebido pelos gêneros textuais em dois volumes de uma coleção de livro didático de Língua Portuguesa usada pelas referidas turmas para verificamos a diversidade textual apresentada. Os resultados desta pesquisa apontaram para uma baixa diversidade de gêneros e muitas repetições de algumas categorias textuais. Sobre o trabalho docente investigado, concluímos que ainda falta muito para que o ensino de gêneros textuais aconteça conforme as recomendações dos documentos orientadores para o ensino de língua materna. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6014 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAST) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_janicleidedamianadasilva.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons