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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6007
Title: | Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no ambiente escolar: um estudo de caso |
Authors: | Silva, Joseilda Pedro da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Berto, Jane Cristina Beltramini |
metadata.dc.contributor.advisorLattes: | http://lattes.cnpq.br/5158679260858327 |
Keywords: | Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade;Crianças com distúrbios da aprendizagem;Educação inclusiva |
Issue Date: | 21-Oct-2020 |
Citation: | SILVA, Joseilda Pedro da. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no ambiente escolar: um estudo de caso. 2020. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2020. |
Abstract: | This work aims to better understand the main aspects of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD): causes, symptoms, diagnosis and treatment. As well as, identify the learning difficulties of those affected and, finally, add factors and didactic methodologies that will help educators to assist these students in an inclusive way in the school environment. For this, we seek theoretical support from Pereira, Araújo & Mattos (2005), Confortin and Maia (2015), Capellini, Germano & Uvo (2017), Santos & Vasconcelos (2010) among other researchers who address and reflect on issues related to the theme. As a methodological procedure, we conducted a qualitative research, being developed through bibliographic and documentary reviews. As data collection, from the locus of the research that were an interview with the collaborating teacher (LB) and a case study with the analysis of photos of her class that welcomes students with ADHD, attended in a Specialized Educational Service (AEE) in the city of Princesa IsabelPB, which illustrated different learning difficulties, such as: reading, writing, arithmetic, motor coordination, concentration and group interaction. With this material, some didactic methods were also demonstrated that assist in the assistance of these difficulties. Thus, we conclude from the data obtained with bibliographic, documentary reviews and analyzes established during this research process, the following results: the lack of information on this topic is still gigantic in schools and teachers need continued training to supply this lack; more physically structured institutions with an AEE. A room with appropriate teaching materials. With regard to learning and interaction difficulties in the school phase, we realize that they exist, and this should not be a determining factor for their exclusion from school life, but it is important that there are adapted schools, qualified professionals, diversified procedures planning and methodologies and inclusive policies, aiming to include these students. |
Description: | Este trabalho tem como objetivos compreender melhor sobre os principais aspectos do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): causas, sintomas, diagnóstico e tratamento. Bem como, identificar as dificuldades de aprendizagem de seus acometidos e, por fim, adicionar fatores e metodologias didáticas que venham auxiliar os educadores para assistir estes alunos de forma inclusiva no ambiente escolar. Para isso, buscamos embasamento teórico em Pereira, Araújo e Mattos (2005), Confortin e Maia (2015), Capellini, Germano e Uvo (2017), Santos & Vasconcelos (2010) entre outros pesquisadores que abordam e refletem questões relacionadas à temática. Como procedimento metodológico, realizamos uma pesquisa de base qualitativa, sendo desenvolvida por meio de revisões bibliográficas e documentais. Como coleta de dados, a partir dos lócus da pesquisa que foram uma entrevista com a docente colaboradora (LB) e um estudo de caso com a análise de fotos de sua turma que acolhe alunos com TDAH, atendidos em sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na cidade de Princesa Isabel-PB, as quais ilustraram diferentes dificuldades de aprendizagem, tais como: leitura, escrita, aritmética, coordenação motora, concentração e interação em grupo. Com este material também foram demonstrados alguns métodos didáticos que auxiliam na assistência dessas dificuldades. Assim, concluímos a partir dos dados obtidos com as revisões bibliográficas, documentais e as análises estabelecidas durante este processo de pesquisa, os seguintes resultados: a falta de informações sobre este tema ainda é gigantesca nas escolas e os professores necessitam de formações continuadas para suprir está carência; instituições mais estruturadas fisicamente com sala de AEE com materiais didáticos adequados. Com relação às dificuldades de aprendizagem e interação na fase escolar, percebemos que elas existem, e isso não deve ser um fator determinante para a exclusão destes do convívio escolar, mas é importante que haja escolas adaptadas, profissionais qualificados, planejamento de procedimentos e metodologias diversificadas e políticas inclusivas, objetivando incluir este discentes. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6007 |
Appears in Collections: | TCC - Licenciatura em Letras (UAST) |
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