Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6006
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo | - |
dc.contributor.author | Sousa, Flávio Magalhães. | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T22:05:53Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T22:05:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-14 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Flávio Magalhães. Processos de compreensão e de produção discursiva em livros didáticos de ensino fundamental II. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6006 | - |
dc.description | Este trabalho tem como finalidade geral analisar as estratégias que as seções de leitura dos livros didáticos de EF II lançam para nortear os processos de compreensão e ativar a produção discursiva dos leitores. Especificamente, pretendemos averiguar como a seção de leitura dos livros didáticos ativa o processo de compreensão leitora; analisar a influência do livro didático no processo de produção discursiva dos leitores; e mostrar a importância do livro didático como instrumento de ensino-aprendizagem na sala de aula sobre as diversas temáticas que perpassam os gêneros textuais trabalhados. Fundamentamo-nos em vários referenciais teóricos como: Brasil (2003), Cortazar (2006), Soares (1993) e outros. Foi escolhida para análise a coleção Projeto Teláris escrita pelas autoras Maria Triconi Borgatto, Terezinha Costa Hashimoto Bertin e Vera Lúcia de Carvalho Marchezi. Os exemplares que foram objetos de nossa pesquisa foram os de Língua Portuguesa das séries iniciais do Ensino Fundamental II. Procuramos investigar as atividades de compreensão e interpretação, usadas nas seções de leitura, a fim de identificar e explicar as possíveis estratégias que poderiam nortear o processo de compreensão dos leitores. Como resultado, pudemos perceber ao longo da pesquisa que a seção de leitura dos livros didáticos lança várias estratégias que contribuem para ativar o processo de compreensão dos alunos, como: utilização de trechos em negrito nos textos, imagens, glossários, biografias dos autores, seções como conversa em jogo e hora de organizar o que estudamos etc. Essas estratégias a nosso ver, além de influenciarem tal processo, contribuem para a produção discursiva dos leitores acerca dos textos trabalhados nas atividades. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work has as general purpose to analyze the strategies that the reading sections of EF II textbooks launch to guide the processes of understanding and activate the discursive production of readers. Specifically, we intend to investigate how the reading section of textbooks activates the process of reading comprehension; to analyze the influence of the textbook on the readers' discursive production process; and to show the importance of the textbook as a teaching-learning instrument in the classroom on the various themes that permeate the textual genres worked on. We are based on several theoretical references such as: Brasil (2003), Cortazar (2006), Soares (1993) and others. The collection Projeto Teláris written by authors Maria Triconi Borgatto, Terezinha Costa Hashimoto Bertin and Vera Lúcia de Carvalho Marchezi was chosen for analysis. The specimens that were the object of our research were those of Portuguese language from the initial grades of Elementary School II. We sought to investigate the activities of understanding and interpretation, used in the reading sections, in order to identify and explain the possible strategies that could guide the process of understanding the readers. As a result, we could see throughout the research that the reading section of textbooks launches several strategies that contribute to activate the students 'comprehension process, such as: using bold sections in texts, images, glossaries, authors' biographies, sections as in-game conversation and time to organize what we study, etc. In our view, these strategies, in addition to influencing this process, contribute to the discursive production of readers about the texts worked on in the activities. | pt_BR |
dc.format.extent | 61 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-br | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Livros e leitura | pt_BR |
dc.subject | Compreensão na leitura | pt_BR |
dc.title | Processos de compreensão e de produção discursiva em livros didáticos de ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0) | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1779310817980663 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7778975209654541 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Serra Talhada | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Serra Talhada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAST) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_flaviomagalhaessousa.pdf | 3,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons