Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6004
Título: BALANCED SCORECARD: Ferramenta de Gestão Estratégica orientada a correlação causa-efeito em Companhia do ramo energético do Sertão do Pajeú
Autor: Lima Júnior, Gilson Luann de
Orientador: Ferreira, Leonardo Rodrigues
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9845689877157123
Palavras-chave: Administração;Planejamento estratégico;Energia elétrica
Data do documento: 23-Out-2020
Citação: LIMA JÚNIOR, Gilson Luann de. BALANCED SCORECARD: Ferramenta de Gestão Estratégica orientada a correlação causa-efeito em Companhia do ramo energético do Sertão do Pajeú. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2020.
Abstract: With the current market demands it is essential that the organizational structure of companies is systematized in a harmonious way with the macroenvironment. For, the sociocultural, legal, political/governmental, economic and technological aspects exert competitive pressure on the intrinsic functioning of institutions so that it needs an internal analysis that helps it understand what its strengths and weaknesses are. In this sense, in 4 order to offer consumers of electricity services and quality products companies in the energy sector benefit from administrative tools and methodologies such as management strategy that aims to unitize all the efforts that an organization has to achieve the goals and objectives outlined by the higher level translated efficiently and effectively to the other levels of the company. Thus, through bibliographic survey, investigation of strategies taken for prospecting consumer units with possible commercial losses, detection of competencies that need to be developed by employees, identification of the default of the population of the sertão do Pajeú and analysis of access to customers' knowledge to support and service channels and complaint of the concessionaire. To this end, this study aims to clarify the entire process of energy recovery related to commercial losses through the implementation of Kaizen ACT, document analysis and its continuous improvement actions transformed into learning and growth composing the balanced scorecard's reverse chain as a way to meet the new challenges. Thus, it is understood that the lack of alignment between financial aspects, processes, customers and best practices results in non-compliance with the objectives of the organization as each significant part of the company is looking in different directions
Resumo: Com as atuais exigências do mercado é imprescindível que a estrutura organizacional das empresas esteja sistematizada de maneira harmoniosa com o macroambiente. Pois, os aspectos socioculturais, legais, políticos/governamentais, econômicos e tecnológicos exercem pressão competitiva sobre o funcionamento intrínseco das instituições de maneira que ela necessita de uma análise interna que a ajude a entender quais são suas forças e fraquezas. Neste sentido, com a finalidade de ofertar para os consumidores de energia elétrica serviços e produtos de qualidade companhias do ramo energético se beneficiam de ferramentas e metodologias administrativas como a gestão estratégia que visa unitizar todos os esforços que uma organização possui para o alcance das metas e objetivos traçados pelo nível superior traduzidos de maneira eficiente e eficaz para os demais níveis da empresa. Assim, através de levantamento bibliogáfico, investigação de estratégias tomadas para prospecção de unidades consumidoras com possíveis perdas comerciais, detecção de competenciasque precisam ser desenvolvidas pelos colaboradores, identificaçãoda inadimplência da população do sertão do Pajeú e análiseao acesso ao conhecimento dos clientes ao suporte e canais de atendimento e denúncia da concessionária.Para tanto, este estudo pretende clarificar todo o processo de recuperação de energia relacionada a perdas comerciais através da implementação do Kaizen ACT, de análise documental e de suas ações de melhoria contínua transformadas em aprendizagem e crescimento compondo a cadeia inversa do Balanced Scorecard como forma de fazer face aos novos desafios.Desta forma, entende-se que a falta de alinhamento entre os aspectos financeiros, processos, clientes e melhores práticas acarreta em descumprimento dos objetivos da organização à medida em que cada parte significativa da empresa está olhando para direções distintas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6004
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Administração (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_gilsonluanndelimajunior.pdf863,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons