Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/600
Título: Alta incidência do vírus Y em áreas produtoras de batata em Pernambuco e infecção mista com os vírus S e do enrolamento da folha em alguns campos
Autor: Assis Filho, Francisco Miguel de
Pio-Ribeiro, Gilvan
Paz, Cristiane Domingos da
Andrade, Genira Pereira de
Palavras-chave: Batata - Doenças e pragas;Teste imunoenzimático;Vírus de plantas
Data do documento: 1997
Citação: ASSIS FILHO, Francisco Miguel de, et. al. Alta incidência do vírus Y em áreas produtoras de batata em Pernambuco e infecção mista com os vírus S e do enrolamento da folha em alguns campos. Cadernos Ômega, Recife, n. 10, p. 5-7, 1997.
Abstract: Em Pernambuco a batata (Solanum tuberosum L.) e cultivada em duas áreas produtoras, uma no Agreste, predominantemente para consumo, e outra no sertão, destinada a comercialização de batata-semente. Foram coletadas, ao acaso, 427 amostras foliares da cv. Baraka em 17 plantações, compreendidas em ambas áreas produtoras. Numa análise preliminar, todas as amostras foram testadas pela técnica DAC-ELISA, com um anti-soro polivalente, constituído pela mistura de anti-soros contra PVY, PVX, PVS, PLRV e APVM. No material com reação positiva, a identidade viral foi determinada pelo uso de anti-soros específicos, comparando-se os resultados com os controles negativos e positivos, exceto para o APVM. Detectou-se o PVY em infecção simples em 80,6% das amostras e em infecção mista com PVS e PLRV em 2,6 e 0,2%, respectivamente. A transmissão mecânica de PVY e PVS para hospedeiras indicadoras confirmaram os resultados do testes sorológicos.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/600
Aparece nas coleções:n.10, 1997

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n10_1997_01.pdf162,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador