Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5972
Título: | Paisagens sonoras: arte, tecnologia e inclusão no ensino fundamental anos finais |
Autor: | Silva, Karla Lidiane Costa Martins |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/2132118082130255 |
Orientador: | Domingos, Ingrid Borba de Souza Pinto |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/5227524047321329 |
Palavras-chave: | Arte e tecnologia;Arte na educação;Inclusão escolar |
Data do documento: | 23-Out-2023 |
Citação: | SILVA, Karla Lidiane Costa Martins. Paisagens sonoras: arte, tecnologia e inclusão no ensino fundamental anos finais. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá, PE, 2023. |
Abstract: | The present research navigates with the proposal of dialogue between Art, Technology and Inclusion applied to Elementary School Final Years, in a perspective of action that thinks of diversity in school as a territory to be recognized, respected and devoid of prejudice. In order to analyze and propose paths for an inclusive practice in the teaching of art, the theoretical framework that transits between art education, the guidelines of the National Common Curriculum Base (BNCC), technologies applied to education and the inclusion of people with disabilities (PwD) will be used. Among the methodological procedures adopted, there is the theoretical reflection combined with the practical experiment entitled Marist in Soundscapes, developed with the students 9th grade of elementary school, at the Colégio Marista São Luís, in Recife – Pernambuco. Given the intentionality of the current proposal, it is believed that the impact of its execution and materialization as an academic writing will contribute significantly to research focused on art education from an inclusive, democratic, and disruptive perspective. |
Resumo: | A presente pesquisa navega pela proposta de diálogo entre Arte, Tecnologia e Inclusão aplicada ao Ensino Fundamental Anos Finais, numa perspectiva de atuação que pensa a diversidade na escola como território a ser reconhecido, respeitado e desprovido de preconceitos. A fim de analisar e propor caminhos para uma prática inclusiva no ensino da arte, lança-se mão de um referencial teórico que transita entre a arte-educação, as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as tecnologias aplicadas à educação e a inclusão da pessoa com deficiência (PcD). Dentre os procedimentos metodológicos adotados, está a reflexão teórica aliada ao experimento prático intitulado de Marista em Paisagens Sonoras, desenvolvido junto aos estudantes do Pré-Médio, no Colégio Marista São Luís, em Recife - Pernambuco. Frente a intencionalidade da presente proposta, acredita-se que o impacto de sua realização e materialização enquanto escrita acadêmica contribuirá significativamente às pesquisas voltadas à docência em arte numa perspectiva inclusiva, democrática e disruptiva. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5972 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_karlalidianecostamartinssilva.pdf | 420,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons