Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5970
Título: | Perspectivas das metodologias de pesquisa baseada em arte nas IES – Instituições de Ensino Superior |
Autor: | Lima, Jacineide de Morais |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/3182890248564693 |
Orientador: | Oliveira, Karla Danielle Santos de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/6012395906872569 |
Palavras-chave: | Arte - Metodologia;Arte na educação;Ensino superior;Pesquisa Educacional Baseada em Arte;Investigação baseada em Arte |
Data do documento: | 25-Out-2023 |
Citação: | LIMA Jacineide de Morais. Perspectivas das metodologias de pesquisa baseada em arte nas IES – Instituições de Ensino Superior. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | This work reflects on the scope of Art-Based Research Methodologies in higher art courses. I investigate how methodologies such as IBA – Art-Based Research, PEBA – Art-Based Educational Research, IBA – Art-Based Research and also A/r/tography, among others, have managed to answer some questions such as reducing the distance between artistic production in academia and theoretical academic production. That is, how have art courses at undergraduate, master's and doctoral degrees in art received proposals for artistic works such as TCC – Course Conclusion Paper with these research methodologies? A film, a photo essay, a theatrical performance can be the TCC for several students with the same academic value as a paper, article or monograph in HEIs – Higher Education Institutions. This question also encourages me to better understand why there is still a big gap between artistic practice and its theoretical reflection, that is, artistic-pedagogical praxis in academia. Through bibliographical research of an inventory nature, called State of the Art research, during the years 2004 and 2019 in the editions of the magazine ANPED – National Association of postgraduate studies and research in education, in the Art and education working group, I began the present investigation. From there, I found very few articles that explored this novelty in terms of methodologies similar in their content and proposal and with different ways of naming such as ABER – arts-based educational research, ABR – arts-based forms of research, as well as to the other nomenclatures mentioned above, which notably have the same object of investigation with some distinctions in their specific objectives. After finding few publications on this topic, my objective became to identify why there are still so few publications on a topic so relevant to researchers in academia and, consequently, to identify how much space there is for investigations and publications when it comes to systematization. and application of Art-Based Educational Research Methodologies in different areas of knowledge in Higher Education. |
Resumo: | Este trabalho, reflete sobre os alcances das Metodologias de Pesquisa Baseadas em Arte nos cursos superiores de arte. Investigo como metodologias como a IBA – Investigação baseada em Arte, a PEBA – Pesquisa Educacional Baseada em Arte, a IBA – Investigação Baseada em Arte e também a A/r/tografia, entre outras, tem conseguido responder a algumas questões como diminuir a distância entre a produção artística na academia e a produção acadêmica teórica. Isto é, como os cursos de arte na graduação, mestrado e doutorado em arte têm recebido as propostas de trabalhos artísticos como TCC – Trabalho de Conclusão de Cursos com essas metodologias de pesquisa? Um filme, um ensaio fotográfico, uma performance teatral pode ser o TCC de diversos estudantes com o mesmo valor acadêmico que um paper, artigo ou monografia nas IES – Instituições de Ensino Superior . Esse questionamento também me mobiliza a compreender melhor porque ainda existe uma grande lacuna entre a prática artística e a sua reflexão teórica, ou seja, a práxis artístico-pedagógica na academia. Através de uma pesquisa bibliográfica de caráter inventariante, denominada pesquisa de Estado da Arte, durante os anos de 2004 e 2019 nas edições da revista ANPED – Associação Nacional de pós-graduação e pesquisa em educação, no grupo de trabalho Arte e educação, iniciei a presente investigação. A partir desse lugar, encontrei pouquíssimos artigos que exploravam essa novidade em termos de metodologias semelhantes em seu conteúdo e proposta e com distintas formas de nomear como a ABER – arts-based educational research, a ABR – arts-based forms of research, bem como à outras nomenclaturas acima citadas, que notadamente possuem o mesmo objeto de investigação com algumas distinções em seus objetivos específicos. Após encontrar poucas publicações sobre esse tema, meu objetivo passou a ser identificar porque ainda existem tão poucas publicações sobre um tema tão relevante para pesquisadores na academia e, consequentemente, identificar o quanto de espaço que há para investigações e publicações em se tratando de, sistematização e aplicação das Metodologias de Pesquisa Educacionais Baseadas em Arte nas diversas áreas do conhecimento no Ensino Superior. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5970 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_jacineidedemoraislima.pdf | 237,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons