Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5967
Título: | Tecnologias mobile no ensino de Artes para estudantes surdos |
Autor: | Carmo, Clessiane Silva do Santos, Viviane Carmo dos |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/5246105586168825 http://lattes.cnpq.br/6611025423853493 |
Orientador: | Silva, Charles Ricardo Leite da |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/2664342528760612 |
Palavras-chave: | Arte - Estudo e ensino;Surdos - Educação;Tecnologias e educação;Inclusão |
Data do documento: | 25-Mai-2023 |
Citação: | CARMO, Clessiane Silva do ; SANTOS, Viviane Carmo dos. Tecnologias mobile no ensino de Artes para estudantes surdos. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Surubim,PE, 2023. |
Abstract: | This research aims to investigate how mobile technologies can contribute to the learning of Arts by deaf children, based on analyzes of how teachers use digital technologies in teaching Arts. The use of mobile technologies such as: FlipaClip, MediBang, Paint, Google Arts & Culture and Estúdio Motion was considered. In addition to the application of these tools in Arts activities with deaf students, and verification of the benefits of this use. Theoretical framework included discussions about the need for schools to adapt to meet deaf students, the importance of knowledge of Arts, the various contexts that applications can be used in teaching Arts and about considering the student's context as a condition for the Arts education can promote authentic intellectual experiences. Methodological procedures adopted consisted of bibliographical research, interviews and class observations with deaf teachers and students of Elementary School II of a municipal public school in the State of Pernambuco. The research found that innovative educational practices, with the use of mobile technologies, contribute positively to the teaching and learning of deaf students |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar como as tecnologias mobile podem contribuir para o ensino e aprendizagem de Artes por crianças surdas, a partir de análises sobre como os professores fazem uso das tecnologias digitais no ensino de Artes. Foi considerada a utilização de tecnologias mobile como: FlipaClip e Google Arts & Culture. Além da aplicação destas ferramentas nas atividades de Artes com alunos surdos, e verificação dos benefícios desse uso. O referencial teórico contemplou discussões acerca da necessidade das escolas se adequarem para atender os educandos surdos, a importância do conhecimento de Artes, os variados contextos que os aplicativos podem ser utilizados no ensino de Artes e sobre considerar o contexto do aluno como condição para que o ensino de Artes possa promover experiências intelectuais. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisas bibliográficas, questionário e observações de aula com professores e estudantes surdos do Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal do Estado de Pernambuco. A pesquisa constatou que práticas educativas inovadoras, com o uso das tecnologias mobile, contribuem positivamente no ensino e aprendizagem de estudantes surdos. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5967 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_clessianesilvadocarmo_vivianecarmodossantos.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons