Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5965
Título: | O ensino de Artes mediado por museus virtuais: a tecnologia digital na prática pedagógica |
Autor: | Silva, Alvanir Ivaneide Alves da Melo, Josicleide Maria do Nascimento |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/1148619985538727 http://lattes.cnpq.br/3166593694218456 |
Orientador: | Silva, Charles Ricardo Leite da |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/2664342528760612 |
Palavras-chave: | Arte - Estudo e ensino;Museus virtuais;Semiótica e arte |
Data do documento: | 28-Abr-2023 |
Citação: | SILVA, Alvanir Ivaneide da; MELO, Josicleide Maria do Nascimento. O ensino de Artes mediado por museus virtuais: a tecnologia digital na prática pedagógica. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina,PE, 2023. |
Abstract: | Throughout this course conclusion work we seek to think about the teaching of Arts, mediated by digital technologies, more precisely, by virtual museums, which through the internet have made it possible for diverse arts collections to be accessed in the classroom. In this context, they can provide Arts teaching, based on the interdisciplinarity of formal and non-formal teaching spaces and experimenting with the use of digital tools as a space for learning development. Therefore, the theoretical framework included discussions about the relationship that can be measured between pedagogical practice and museums, the teaching of Arts, Semiotics and media resources. The methodological procedures adopted consisted of the selection of five national museums that have virtuality and the analysis of one of them, in this case, the museum of memes, as it made it possible to work on the theme of semiotics in the classroom in a more timely manner. Based on the results and discussions presented, it is considered that the use of memes through the virtual museum can provide a playful learning space focused on understanding the messages contained in the images. |
Resumo: | Ao longo deste trabalho de conclusão de curso busca-se pensar a respeito do ensino de Artes, mediado por tecnologias digitais, sendo mais preciso, por museus virtuais, que através da internet tem possibilitado que na sala de aula seja acessado acervos de artes diversas. Neste contexto, podem proporcionar ao ensino de Artes, a partir da interdisciplinaridade dos espaços formais com os espaços não formais de ensino e da experimentação do uso das ferramentas digitais como espaço de desenvolvimento das aprendizagens. Sendo assim, o referencial teórico contemplou discussões acerca da relação que pode se medida entre a prática pedagógica e museus, o ensino de Artes, a Semiótica e os recursos midiáticos. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na seleção de cinco museus nacionais que possuem virtualidade e na análise de um deles , neste caso, o museu dos memes, por possibilitar de forma mais oportuna, trabalhar a temática da semiótica em sala de aula. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que o uso dos memes através do museu virtual , pode possibilitar um espaço de aprendizagem de forma lúdica e focado na compreensão das mensagens contidas nas imagens. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5965 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_alvanirivaneidedasilva_josicleidemariadonascimentomelo.pdf | 17,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons