Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5958
Título: | O cinema como estratégia pedagógica para a conscientização da inclusão |
Autor: | Oliveira, Adriana Maria Custódio Braga de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/1718703484782224 |
Orientador: | Nogueira, Amanda Mansur Custódio |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/0341879306272619 |
Palavras-chave: | Cinema;Inclusão escolar;Educação inclusiva;Educação básica;Autismo |
Data do documento: | 18-Set-2023 |
Citação: | OLIVEIRA, Adriana Maria Custódio Braga de. O cinema como estratégia pedagógica para a conscientização da inclusão. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá, PE, 2023. |
Abstract: | The present work aims to express the importance of using cinema as a pedagogical strategy, contributing to inclusion in schools at all levels of basic education. Its purpose is to raise awareness among students and educators about the importance of and respect for inclusion, especially regarding autism, while also to stimulate the use of cinematographic resources in classroom practices,expanding knowledge, developing perception and fostering interaction between students and teachers. The selection of movies with inclusive themes focused on autism brings forth everyday issues about people excluded or marginalized in society, aiding in the understanding of the situations experienced and promoting an approach based on respect for diversity. |
Resumo: | O presente trabalho visa expressar a importância do uso do cinema como estratégia pedagógica, contribuindo com a inclusão em escolas em todos os níveis da educação básica. Tem o intuito de conscientizar os estudantes e educadores sobre a importância e o respeito pela inclusão, sobretudo o autismo, além de estimular o uso de recursos cinematográficos nas práticas em sala de aula ampliando o conhecimento, desenvolvendo a percepção e despertando a interação entre os discentes e docentes. A seleção de filmes com temáticas inclusivas, voltadas para o autismo, movimenta questões cotidianas sobre pessoas excluídas ou marginalizadas na sociedade, auxiliando no entendimento das situações vivenciadas e contribuindo para uma atuação pautada no respeito à pluralidade. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5958 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_adrianamariacustodiobragadeoliveira.pdf | 552,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons