Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5958
Título: O cinema como estratégia pedagógica para a conscientização da inclusão
Autor: Oliveira, Adriana Maria Custódio Braga de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1718703484782224
Orientador: Nogueira, Amanda Mansur Custódio
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0341879306272619
Palavras-chave: Cinema;Inclusão escolar;Educação inclusiva;Educação básica;Autismo
Data do documento: 18-Set-2023
Citação: OLIVEIRA, Adriana Maria Custódio Braga de. O cinema como estratégia pedagógica para a conscientização da inclusão. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá, PE, 2023.
Abstract: The present work aims to express the importance of using cinema as a pedagogical strategy, contributing to inclusion in schools at all levels of basic education. Its purpose is to raise awareness among students and educators about the importance of and respect for inclusion, especially regarding autism, while also to stimulate the use of cinematographic resources in classroom practices,expanding knowledge, developing perception and fostering interaction between students and teachers. The selection of movies with inclusive themes focused on autism brings forth everyday issues about people excluded or marginalized in society, aiding in the understanding of the situations experienced and promoting an approach based on respect for diversity.
Resumo: O presente trabalho visa expressar a importância do uso do cinema como estratégia pedagógica, contribuindo com a inclusão em escolas em todos os níveis da educação básica. Tem o intuito de conscientizar os estudantes e educadores sobre a importância e o respeito pela inclusão, sobretudo o autismo, além de estimular o uso de recursos cinematográficos nas práticas em sala de aula ampliando o conhecimento, desenvolvendo a percepção e despertando a interação entre os discentes e docentes. A seleção de filmes com temáticas inclusivas, voltadas para o autismo, movimenta questões cotidianas sobre pessoas excluídas ou marginalizadas na sociedade, auxiliando no entendimento das situações vivenciadas e contribuindo para uma atuação pautada no respeito à pluralidade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5958
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_adrianamariacustodiobragadeoliveira.pdf552,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons