Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNogueira, Amanda Mansur Custódio-
dc.contributor.authorOliveira, Adriana Maria Custódio Braga de-
dc.date.accessioned2024-07-31T14:50:42Z-
dc.date.available2024-07-31T14:50:42Z-
dc.date.issued2023-09-18-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Adriana Maria Custódio Braga de. O cinema como estratégia pedagógica para a conscientização da inclusão. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá, PE, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5958-
dc.descriptionO presente trabalho visa expressar a importância do uso do cinema como estratégia pedagógica, contribuindo com a inclusão em escolas em todos os níveis da educação básica. Tem o intuito de conscientizar os estudantes e educadores sobre a importância e o respeito pela inclusão, sobretudo o autismo, além de estimular o uso de recursos cinematográficos nas práticas em sala de aula ampliando o conhecimento, desenvolvendo a percepção e despertando a interação entre os discentes e docentes. A seleção de filmes com temáticas inclusivas, voltadas para o autismo, movimenta questões cotidianas sobre pessoas excluídas ou marginalizadas na sociedade, auxiliando no entendimento das situações vivenciadas e contribuindo para uma atuação pautada no respeito à pluralidade.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to express the importance of using cinema as a pedagogical strategy, contributing to inclusion in schools at all levels of basic education. Its purpose is to raise awareness among students and educators about the importance of and respect for inclusion, especially regarding autism, while also to stimulate the use of cinematographic resources in classroom practices,expanding knowledge, developing perception and fostering interaction between students and teachers. The selection of movies with inclusive themes focused on autism brings forth everyday issues about people excluded or marginalized in society, aiding in the understanding of the situations experienced and promoting an approach based on respect for diversity.pt_BR
dc.format.extent37f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleO cinema como estratégia pedagógica para a conscientização da inclusãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1718703484782224pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0341879306272619pt_BR
dc.degree.levelPós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGravatá, PEpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationEspecialização em Artes e Tecnologiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_adrianamariacustodiobragadeoliveira.pdf552,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons