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dc.contributor.advisorCosta, Laiana Ferreira da-
dc.contributor.authorSilva, Carlos Henrique Cordeiro da-
dc.date.accessioned2024-07-25T12:40:31Z-
dc.date.available2024-07-25T12:40:31Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Henrique Cordeiro da. Análise estrutural e econômica de pavimentos flexíveis com adição de RAP na camada de revestimento, dimensionados pelo método do DNER e MeDiNa. 2024. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5922-
dc.descriptionA indústria da construção civil brasileira tem sido estimulada a investir em tecnologias de materiais, principalmente que atendam aos preceitos da sustentabilidade, e atualizações de métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis, pois grande parte da malha rodoviária do Brasil é constituída por esse tipo de pavimento e tem sofrido com o desgaste precoce, acarretando manutenções constantes. A reutilização do material fresado, também chamado de Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) tem surgido como uma alternativa para a redução dos custos de pavimentação e do impacto ambiental causado por esse serviço. Essa pesquisa buscou realizar um comparativo estrutural e de custos da implantação de pavimentos com a adição de RAP nos teores de 0%, 10%, 30% e 50% na camada de revestimento, dimensionados pelo método do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens - DNER (1981) e pelo Método de Dimensionamento Nacional - MeDiNa. Inicialmente realizou-se uma coleta de dados na literatura sobre os materiais que seriam utilizados nas camadas dos pavimentos estudados. Após o dimensionamento foi realizado um comparativo estrutural e de custo de implantação de um quilômetro de via para todas as estruturas propostas na pesquisa. A Estrutura 01, com 0% de RAP e dimensionada pelo DNER (1981), foi a que apresentou menor custo, porém ao ser analisada pelo MeDiNa observou-se falha por deformação permanente no primeiro mês de projeto e quanto a fadiga no 25° mês de utilização. A Estrutura 02, com 0% de RAP foi a mais onerosa entre todas, porém, assim como as demais estruturas dimensionadas pelo MeDiNa, suportará as solicitações de tráfego durante todo o tempo de projeto (10 anos). O número de solicitações equivalentes (Neq) de falha quanto a fadiga entre as estruturas demonstrou que a 02 é 67% mais econômica. Para as demais estruturas ao aumentar o teor de RAP o custo de implantação diminui chegando a uma redução de 79% para a estrutura com uso de 50% de RAP em sua camada de revestimento. Por tanto, por meio dos resultados obtidos na pesquisa observou-se que o MeDiNa se mostrou mais adequado para atender o tempo de projeto estimado, além de permitir o uso de diferentes tipos de materiais disponíveis para a execução de pavimentos sem comprometer sua eficiência, como o é o caso das misturas asfálticas recicladas contendo RAP. Observou-se ainda, que ao aumentar o teor de RAP na mistura asfáltica diminui-se o custo da estrutura, gerando economia na implantação do pavimento.pt_BR
dc.description.abstractThe Brazilian construction industry has been encouraged to invest in materials technology, mainly those that meet the precepts of sustainability, and updates on methods for sizing flexible pavements, considering that a large portion of Brazil's road network consists largely of this type of pavement and has suffered from premature wear, leading to constant maintenance. The reuse of milled material, also called Reclaimed Asphalt Pavement (RAP), has emerged as an alternative for reducing paving costs and the environmental impact caused by this service. This research sought to make a structural and cost comparison of implementing pavements with the addition of RAP at rates of 0%, 10%, 30%, and 50% in the surface layer, sized by the method of the National Highway Department - DNER (1981) and by the National Sizing Method (MeDiNa). Initially, data collection was conducted from literature sources on the materials that would be used in the layers of the pavements studied. After sizing, a structural and implementation cost comparison was made for one kilometer of road for all the structures proposed in the research. Structure 01, with 0% RAP and sized by DNER (1981), had the lowest cost, however, upon analyzed by the MeDiNa, permanent deformation failure was observed in the first month of the project and fatigue at the 25th month of use. Structure 02, with 0% RAP, was the costliest among all, however, like the other structures sized by MeDiNa, it will withstand traffic demands over the project’s duration (10 years). The number of equivalent fatigue failure requests (Neq) between the structures showed that structure 02 is 67% more economical. For the other structures, as the RAP content increases, the implementation cost decreases, reaching a reduction of 79% for the structure with 50% RAP in its surface layer. Therefore, through the results obtained in the research, it was observed that MeDiNa proved to be more suitable for meeting the estimated project time, besides allowing the use of different types of materials available for pavement execution without compromising its efficiency, as is the case with recycled asphalt mixtures containing RAP. It was also observed that increasing the RAP content in the asphalt mixture reduces the cost of the structure, saving cost in pavement implementation.pt_BR
dc.format.extent58p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.uricreativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectmistura asfáltica recicladapt_BR
dc.subjectRAPpt_BR
dc.subjectMeDiNapt_BR
dc.subjectmecânica dos pavimentospt_BR
dc.subjectSICROpt_BR
dc.titleAnálise estrutural e econômica de pavimentos flexíveis com adição de RAP na camada de revestimento, dimensionados pelo método do DNER e MeDiNapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseatribution - non commercial - no derivs 4.0 Brazilpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8220012340940005pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4147758573818185pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localCabo de Santo Agostinhopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinhopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil (UACSA)

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