Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5913
Título: Informatização das informações do rebanho ovino do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco
Autor: Souza, Débora Marques Moraes Portela de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3316962123910156
Orientador: Monnerat, João Paulo Ismério dos Santos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3851426263880079
Palavras-chave: Ovinocultura;Automação;Sistemas de informação gerencial;Rebanho
Data do documento: 29-Fev-2024
Citação: SOUZA, Débora Marques Moraes Portela de. Informatização das informações do rebanho ovino do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia) - Departamento de Zootecnia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumo: A ovinocultura brasileira é uma atividade em crescente aumento, embora ainda enfrente diversos desafios, entre eles a dificuldade de implantar novas tecnologias, falta de capacitação e a resistência cultural dos produtores. Os sistemas gerenciais informatizados propõem maior facilidade de registro, armazenamento e análise de dados importantes para desempenho produtivo, reprodutivo e sanitário das propriedades de criação animal. Objetivou-se com esse trabalho implantar o Sistema de Gerenciamento de Rebanhos (SGR) da Embrapa no setor de ovinos do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O trabalho foi inicialmente realizado em duas etapas: (1) inserção de dados do rebanho na plataforma, com base nas informações contidas nos livros de ocorrência e planilhas; (2) análise dos relatórios obtidos pelo sistema, avaliando o rebanho a partir dos índices zootécnicos. Contudo, o SGR não se mostrou eficaz na incorporação das informações, tornando o processo dificultoso e demorado, bem como os relatórios emitidos não favoreceram a rápida obtenção dos valores necessários para o cálculo dos índices zootécnicos. Portanto, uma terceira etapa foi criada, no qual os dados foram transferidos para planilhas do Excel e baseado nelas foi possível caracterizar o rebanho, tal como calcular os índices zootécnicos para a aferição do desempenho produtivo e reprodutivo do rebanho. A informatização dos dados dos animais permitiu enxergar com mais profundidade os acertos e erros do manejo dos animais durante os anos, além de propiciar futuras tomadas decisões seguras e confiáveis, possibilitar um maior monitoramento sobre cada animal e visualizar os problemas com maior clareza.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5913
Aparece nas coleções:TCC - Zootecnia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_deboramarquesmoraesporteladesouza.pdf958,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons