Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5893
Título: A natação como conteúdo da educação física na produção do conhecimento
Autor: Oliveira, Vinícius Alves de
Orientador: Lindoso, Rosângela Cely Branco
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
Palavras-chave: Educação física escolar;Natação
Data do documento: 7-Mar-2024
Citação: OLIVEIRA, Vinícius Alves de. A natação como conteúdo da educação física na produção do conhecimento. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: The present research has as its theme Understanding swimming as a content of physical education, and its problematization in the production of knowledge. Since my childhood, my parents have emphasized the importance of swimming for the sake of health and have always encouraged me to do it. In physical education classes, swimming seemed to be one of the most neglected subjects. There is awareness that swimming, in physical education classes, is often little offered by teachers due to issues. Schools that have swimming pools are scarce and even these are rare that offer swimming in regular classes. Swimming while the PE content lacks more amplified studies, consequently, there is a lower adherence to the content by the teachers, which directly implies the pedagogical work that will be carried out, ultimately harming the students who will hardly have access to knowledge.
Resumo: A presente pesquisa tem como tema compreender a natação enquanto conteúdo da educação física, e sua problematização na produção do conhecimento. Desde minha infância, meus pais enfatizaram a importância da natação por uma questão de saúde e sempre incentivaram que eu a fizesse. Nas aulas de educação física, a natação pareceu ser um dos conteúdos mais negligenciados. Existe consciência de que a natação, nas aulas de educação física, muitas vezes é pouco oferecida pelos professores por questões estruturais, escolas que possuem piscina são escassas e, mesmo essas, são raras as que oferecem natação nas aulas regulares. A natação enquanto o conteúdo da EF carece de estudos mais amplificados, consequentemente, se percebe uma menor aderência do conteúdo por parte dos professores que implica diretamente no trabalho pedagógico que vai ser realizado, prejudicando em última instância os alunos que dificilmente terão acesso ao conhecimento.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5893
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_viniciusalvesdeoliveira.pdf227,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons