Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5892
Título: | O que chamamos de produto natural? análise de sentidos e significados atribuídos a conceitos químicos ao longo de uma sequência didática contextualizada |
Autor: | Albuquerque, João Paulo Araujo de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/6109325346299515 |
Orientador: | Amaral, Edenia Maria Ribeiro do |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/5241130686153506 |
Palavras-chave: | Educação;Cidadania;Medicina popular;Produtos naturais;Sequência didática |
Data do documento: | 5-Mar-2024 |
Citação: | ALBUQUERQUE, João Paulo Araujo de. O que chamamos de produto natural? análise de sentidos e significados atribuídos a conceitos químicos ao longo de uma sequência didática contextualizada. 2024. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | The abandonment of common sense knowledge, treated as an obstacle by scientists, does not represent the goal of civic education, as it is a knowledge developed through subject-subject and subject-world relationships, even though the product of these complex interactions may be a naive understanding of reality. Therefore, it is necessary for students to establish a critical relationship between the worldview they bring with them and the scientific knowledge acquired. In light of this, a didactic sequence (DS) was carried out with the instrumental aid of contextualization of knowledge present in the area of Natural Products Chemistry and folk medicine. The results indicate that students attributed different meanings to the term "natural product," with three general meanings distributed at different moments of the DS. The first meaning reveals that students have the idea that natural products are chemicals extracted from nature and beneficial to health. After discussing the social and historical importance of natural products, students come to establish that natural products are chemical substances produced by living organisms and not necessarily beneficial. However, students resist relating that the same substances can be produced in a laboratory. This meaning was modified after contextualizing chromatographic techniques and the preparation of extracts used in folk medicine, which required scientific concepts such as substance, mixture, purity, and chemical transformations. Students established that natural products are substances found in the form of mixtures and established that the different medicinal properties of the extracts result from the different compositions of the mixtures obtained. |
Resumo: | O abandono do conhecimento do senso comum, tratado como um obstáculo pelo científico, não representa o objetivo de uma educação cidadã, visto que é um saber desenvolvido através das relações sujeito-sujeito e sujeito-mundo, mesmo que o produto dessas complexas interações seja uma leitura ingênua da realidade. É necessário, portanto, que os estudantes estabeleçam uma relação crítica de significados entre a visão de mundo que trazem consigo e os conhecimentos científicos adquiridos. Diante disto, foi realizada uma sequência didática (SD) com auxílio instrumental da contextualização dos saberes presentes na área da Química dos Produtos Naturais e da medicina popular. Os resultados apontam que os estudantes atribuíram diferentes significados ao termo “produto natural”, em que podemos destacar três significados gerais distribuídos em diferentes momentos da SD. O primeiro significado revela que os estudantes apresentam a ideia de que os produtos naturais são produtos sem Química, retirados da natureza e que são benéficos à saúde. Após a discussão da importância social e histórica dos produtos naturais, os estudantes passam a estabelecer que produtos naturais são substâncias Químicas produzidas por seres vivos e, não necessariamente, benéficos. Entretanto, os estudantes possuem resistência em relacionar que as mesmas substâncias podem ser produzidas em laboratório. Tal significado foi modificado após a contextualização de técnicas cromatográficas e preparo de extratos utilizados na medicina popular, a qual necessitou de conceitos científicos como substância, mistura, pureza e transformações químicas. Os estudantes estabeleceram que os produtos naturais são substâncias que são encontradas em forma de misturas e estabeleceram que as diferentes propriedades medicinais dos extratos são decorrentes das diferentes composições das misturas obtidas. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5892 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Química (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_joaopauloaraujodealbuquerque.pdf | 4,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons