Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMello, Rachel Costa de Azevedo-
dc.contributor.authorSilva, Paloma Victória Teixeira Santos da-
dc.date.accessioned2024-07-15T13:49:47Z-
dc.date.available2024-07-15T13:49:47Z-
dc.date.issued2024-03-11-
dc.identifier.citationSILVA, Paloma Victória Teixeira Santos da. Os impactos dos recursos materiais no ensino da educação física em escolas estaduais de ensino médio em Pernambuco. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5891-
dc.descriptionA pesquisa tem como tema os impactos dos recursos materiais no ensino de Educação Física em escolas estaduais de Ensino Médio em Pernambuco, com ênfase na análise dos ambientes escolares e materiais didáticos necessários ao ensino da Educação Física na perspectiva da formação humana integral dos estudantes. Definimos como problema de pesquisa: qual a relação entre o ensino e os recursos materiais, ambientes escolares e materiais didáticos, necessários para o ensino da Educação Física no Ensino Médio em escolas estaduais no município de Abreu e Lima? O objetivo geral é analisar a relação entre o ensino da educação física e os recursos materiais, ambientes escolares e materiais didáticos, necessários para o Ensino Médio em escolas estaduais de Pernambuco. Enquanto objetivos específicos definimos:compreender historicamente a trajetória da Educação Física; identificar os conhecimentos da Educação Física na Proposta Curricular para o Ensino Médio em Pernambuco; identificar as características dos ambientes e materiais didáticos necessários ao processo de ensino da Educação Física no Ensino Médio; identificar os impactos apontados pelos professores em relação aos ambientes escolares e materiais necessários para o ensino dos conteúdos prescritos na política curricular para a Educação Física no Ensino Médio nas escolas estaduais do município de Abreu e Lima. A metodologia da pesquisa foi de natureza bibliográfica e de campo, com a coleta de dados por meio de questionários aplicados a professores das escolas estaduais em Abreu e Lima. Concluímos com a pesquisa de campo que as escolas estaduais do município de Abreu e Lima só possuem quadras com cobertas e bolas de futebol, além de compreender com base na literatura que a falta de recursos materiais impacta significativamente o ensino de Educação Física: inadequação de ambientes e de materiais comprometem e inviabilizam o ensino dos conteúdos previstos nas propostas curriculares da Educação Física para o Ensino Médio.pt_BR
dc.description.abstractThe research's theme is the impacts of material resources on the teaching of Physical Education in state high schools in Pernambuco, with an emphasis on the analysis of school environments and teaching materials necessary for teaching Physical Education from the perspective of students' integral human formation. We defined as a research problem: what is the relationship between teaching and material resources, school environments and teaching materials, necessary for teaching Physical Education in High School in state schools in the city of Abreu e Lima? The general objective is to analyze the relationship between the teaching of physical education and the material resources, school environments and teaching materials necessary for high school in state schools in Pernambuco. As specific objectives we define: historically understand the trajectory of Physical Education; identify the knowledge of Physical Education in the Curriculum Proposal for High School in Pernambuco; identify the characteristics of the environments and teaching materials necessary for the teaching process of Physical Education in High School; identify the impacts pointed out by teachers in relation to school environments and materials necessary for teaching the contents prescribed in the curriculum policy for Physical Education in High School in state schools in the municipality of Abreu e Lima. The research methodology was bibliographic and field in nature, with data collection through questionnaires applied to teachers at state schools in Abreu e Lima. We concluded from field research that state schools in the municipality of Abreu e Lima only have courts with covered areas and soccer balls, in addition to understanding based on the literature that the lack of material resources significantly impacts the teaching of Physical Education: inadequate environments and materials compromise and make the teaching of the contents foreseen in the Physical Education curricular proposals for High School unfeasible.pt_BR
dc.format.extent52 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleOs impactos dos recursos materiais no ensino da educação física em escolas estaduais de ensino médio em Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5965448025829818pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8749101676171464pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_palomavictoriateixeirasantosdasilva.pdf7,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons