Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/587
Título: Estabilidade e adaptabilidade de novos clones de cana-de-açúcar (Saccharum spp.) Para a produção de colmos no nordeste do Brasil
Autor: Farias, Sérgio Oliveira
Lira, Mário de Andrade
Cavalcanti, Cláudio J. Calábria
Palavras-chave: Cana-de-açúcar;Cana-de-açúcar - Melhoramento genético
Data do documento: 1992
Citação: FARIAS, Sérgio Oliveira; LIRA, Mario de Andrade; CAVALCANTI, Cláudio J. Calábria. Estabilidade e adaptabilidade de novos clones de cana-de-açúcar (Saccharum spp.) Para a produção de colmos no nordeste do Brasil.Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 5, p.119-130, 1992.
Abstract: Foram conduzidos dez ensaios de competição entre seta clones de cana-de-açúcar, com o objetivo de estudar o seu padrão relativo de adaptabilidade e estabilidade para a produção de colmos por hectare, na região canavieira dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, entre 1985 e 1988. Como ambientes foram considerados, isoladamente, os dois primeiros cortes de cada experimento, independentemente de local e ano agrícola, de forma a obter-se 20 ambientes distintos. Todos os experimentos seguiram o delineamento em blocos ao acaso. Os parâmetros de adaptabilidade e estabilidade foram estimados mediante a metodologia proposta por Cruz, Torres e Vencovsky (1989), que se baseia na regressão linear múltipla das produções médias de cada clone em cada ambiente sobre os índices ambientais. A maior parte da variação de ambientes/genótipos deveu-se aos efeitos lineares e o ajustamento dos dados ao modelo de regressão foi bom. Os resultados revelaram padrões de adaptabilidade e estabilidade diferenciados entre os clones. Os novos clones RB763710 e RB773703 apresentaram adaptabilidade geral e produtividade superior à da variedade mais cultivada em região, C845-3. O clone RB72454 apresentou boa adaptação e estabilidade em ambientes desfavoráveis. O clone RB773720 apresentou estabilidade moderada e adaptação específica a ambientes multo favoráveis.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/587
Aparece nas coleções:n. 5, 1992 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n5_1992_agro_10.pdf547,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.