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Título: Conflitos modernos: um produto didático sobre o modernismo e a modernização da cidade do Recife nos anos 1920
Autor: Passos, Miguel Angelo Lago
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1913341155360352
Orientador: Barbosa, Lúcia Falcão
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5667594441132627
Palavras-chave: Ensino de história;Jogo educativo;Jogos no ensino de história;Material didático;Modernismo (Estética);Regionalismo
Data do documento: 8-Mar-2024
Citação: PASSOS, Miguel Angelo Lago. Conflitos modernos: um produto didático sobre o modernismo e a modernização da cidade do Recife nos anos 1920. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: This didactic product proposes a game, for students of the 9th grade of elementary school, about Republican Brazil in the early twentieth century. The game, which uses a board and cards as a platform, takes place in Recife, in the 1920s, and aims to insert students in discussions about the different conceptions linked to the Modernist Movement in Recife, Pernambuco, as well as to show some of the changes present in the city linked to the processes of modernization of spaces and their consequences in the form of leisure in society. Through the game, students will be able to understand the impact of some modern inventions in the formation of new patterns of urban coexistence, as well as be able to participate directly in the debates related to the different projects of Brazilian modernism. The main plot of the game is inspired by the intellectual conflicts between Gilberto Freyre and Joaquim Inojosa, who disputed ideas about what would represent, in the intellectual, cultural and artistic spheres, an authentic Brazilian, Northeastern and Pernambuco identity. While Freyre defended a modernism linked to regional tradition and the past, Inojosa supported a rupture with the past in order to build a modernism linked to the new inventions brought about by modernization. Therefore, the purpose of the game is to present information that will contribute to the construction of some historical concepts, such as modernization, modernism and modernity.
Resumo: Este produto didático propõe um jogo, para estudantes do 9º ano do ensino fundamental II, sobre o Brasil Republicano no início do século XX. O jogo, que utiliza um tabuleiro e cartas como plataforma, se passa em Recife, na década de 1920, e tem como pretensão inserir os estudantes nas discussões sobre as diferentes concepções ligadas ao Movimento Modernista em Recife, Pernambuco, assim como mostrar algumas das mudanças presentes na cidade ligadas aos processos de modernização dos espaços e suas consequências na forma de lazer da sociedade. Através do jogo, os estudantes poderão compreender o impacto de algumas invenções modernas na formação de novos padrões de convivência urbana, assim como poderão participar diretamente dos debates ligados aos diferentes projetos de modernismo brasileiro. A trama principal do jogo é inspirada nos conflitos intelectuais entre Gilberto Freyre e Joaquim Inojosa, que disputavam ideias sobre o que representaria, no âmbito intelectual, cultural e artístico, uma identidade autêntica brasileira, nordestina e pernambucana. Enquanto Freyre defendia um modernismo ligado à tradição regional e ao passado, Inojosa apoiava uma ruptura com o passado para construção de um modernismo ligado às novas invenções trazidas pela modernização. Sendo assim, o intuito do jogo é apresentar informações que irão contribuir para a construção de alguns conceitos históricos, como de modernização, modernismo e modernidade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5868
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

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