Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5867
Título: A arte de uma margem distante: O “Festival de Artes Pão e Tinta” na favela do Pina (2015 – 2022)
Autor: Freitas, Emmanuel Vitor Brito de Souza
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1984180238291088
Orientador: Silva, Fabiana de Fátima Bruce da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1540421518242292
Palavras-chave: Grafiteiros;Artes;Pintura;Juventude;Festivais de arte
Data do documento: 8-Mar-2024
Citação: FREITAS, Emmanuel Vitor Brito de Souza. A arte de uma margem distante: O “Festival de Artes Pão e Tinta” na favela do Pina (2015 – 2022). 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: The International Bread and Paint Arts Festival has been held annually since 2012 in the Pina Favela, in Recife, Pernambuco. The event opens a public selection every year to welcome graffiti artists, musicians, and volunteers who typically engage for five days in a kind of "arts carnival," featuring street graffiti, concerts, and social actions such as hairdressing, braiding, and turban tying, among others. As an independent cultural production, it was conceived as an alternative for the youth of Pina, working on the revitalization of public spaces in the community, thus becoming our main tool in defense of our territory, threatened by real estate speculation. Art emerges from one of Recife's most neglected areas by the government and breaks through the statistics as an alternative for young people to envision a future away from violence, drugs, and crime. With this article, we aim to construct an experiential narrative that problematizes and questions the importance of this activity within a reality of exclusive public institutionalization of artistic/cultural spaces only in the elitized areas of Recife City, demonstrating that peripheral organizations already fulfill this role, addressing this deficit with little or no resources.
Resumo: O Festival Internacional de Artes Pão e Tinta acontece anualmente desde 2012 na Favela2 do Pina, em Recife, Pernambuco. O evento abre seleção pública todos os anos para receber grafiteiros(as), músicos(as) e voluntários(as) que atuam normalmente durante cinco dias em uma espécie de "carnaval das artes", onde ocorrem graffiti’s na rua, shows e ações sociais de cabeleireiros, trancistas, amarração de turbantes, entre outras. Sendo uma produção cultural independente foi idealizada como uma alternativa para a juventude do Pina, atuando na revitalização dos espaços públicos da comunidade, tornando-se assim nossa principal ferramenta de luta em defesa do nosso território, ameaçado pela especulação imobiliária. A arte surge de um dos lugares mais esquecidos pelo poder público do Recife e rompe as estatísticas como uma alternativa para que os jovens possam vislumbrar um futuro longe da violência, das drogas e da criminalidade. Com este artigo, buscamos construir um relato de experiência que problematize e questione a importância dessa atividade inserida em uma realidade de exclusividade da institucionalização pública de espaços artísticos/culturais apenas nas áreas elitizadas da Cidade do Recife, demonstrando que organizações periféricas já desempenham esse papel, suprindo esse déficit com poucos ou nenhum recurso.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5867
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_emmanuelvitorbritodesouzafreitas.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons