Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5857
Título: | Ginástica rítmica e as questões de gênero nas aulas de educação física do ensino médio: uma pesquisa qualitativa |
Autor: | Barros, Tarciane Thaisa dos Santos |
Orientador: | Pirauá, Natália Barros Beltrão |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/1778511907021100 |
Palavras-chave: | Educação física escolar;Ensino médio;Ginástica rítmica;Relações de gênero |
Data do documento: | 6-Mar-2024 |
Citação: | BARROS, Tarciane Thaisa dos Santos. Ginástica rítmica e as questões de gênero nas aulas de educação física do ensino médio: uma pesquisa qualitativa. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Gender issues permeate our society in several instances, and are also found in the educational sphere, where they are more noticeable in physical education classes. The fact that Rhythmic Gymnastics is a practice aimed exclusively for female athletes made this practice the focus of this research, where the aim was to understand “How gender issues related to rhythmic gymnastics have been discussed in Physical Education classes in high school?”. Eight teachers participated in the research voluntarily, four female and four male, employees of private and public institutions who responded to a digital questionnaire related to their understanding of gender issues and the treatment of this issue in their classroom. The results of the study showed that only a portion of the interviewers discussed gender issues through physical education classes with the theme of Rhythmic Gymnastics, in addition, the researchers found inconsistencies regarding their understanding of the topic, showing that it's necessary to have a deeper knowledge about the concept of gender. |
Resumo: | As questões de gênero permeiam a nossa sociedade em diversas instâncias, sendo encontradas também no âmbito educacional onde nas aulas de educação física se mostram de forma mais perceptível. O fato da ginástica rítmica ser uma prática que voltada exclusivamente para o sexo feminino tornou essa prática o foco dessa pesquisa, onde se visou entender “De que forma as questões de gênero relacionadas à ginástica rítmica vem sendo discutidas nas aulas de Educação Física no ensino médio?”. Participaram da pesquisa de forma voluntária 8 professores(as), sendo 4 do sexo feminino e 4 do sexo masculino, funcionários de instituições privadas e públicas que responderam a um questionário digital relacionado ao entendimento dos mesmos acerca das questões de gênero, o trato dessa temática em suas aulas, entre outros. Os resultados dos estudos evidenciaram que apenas uma parcela dos entrevistados discute as questões de gênero através das aulas de educação física com o tema Ginástica Rítmica, além de serem encontradas inconsistências acerca do entendimento dos mesmos sobre a temática, tornando perceptível a necessidade de um conhecimento mais aprofundado acerca da concepção de gênero. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5857 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_tarcianethaisadossantosbarros.pdf | 244,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons