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Título: Determinantes ambientais para o engajamento de crianças de primeira infância em atividades motoras não estruturadas de lazer na escola: uma revisão integrativa
Autor: Pedroso, Carolayne
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8780453048351750
Orientador: Pirauá, Natália Barros Beltrão
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1778511907021100
Palavras-chave: Educação infantil;Ambiente escolar;Crianças - Recreação;Brincadeiras
Data do documento: 7-Mar-2024
Citação: PEDROSO, Carolayne. Determinantes ambientais para o engajamento de crianças de primeira infância em atividades motoras não estruturadas de lazer na escola: uma revisão integrativa. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Free play is a fundamental activity for the child's overall health and development. The study aims to identify the environmental determinants that influence children's engagement in leisure-time motor activities at school, through an integrative literature review. The databases used for the searches were: PubMED, Scopus, PsycINFO and LILACS. The selection of descriptors used in the search was carried out by consulting MESH and DECs. The following descriptors, terms and logical operators were chosen: “free play” OR “unstructured play” OR “self-directed play” OR “outdoor play” AND environment OR playground OR schoolyard AND school. Or the expression: “free play” OR “unstructured play” OR “self-directed play” OR “outdoor play” AND environment OR playground OR schoolyard AND school; to the Scielo base. Studies that evaluated the motor activity of children aged 3 to 6 years, which were carried out in the school environment and which had the measurement of motor activity as an outcome, were included. The results show us that fixed equipment in playgrounds and favorable weather conditions increase children's physical activity. Interventions such as tagging often intensify this activity, but reforms have varying effects. In this way, we can consider that fixed equipment in playgrounds enhances children's physical activity. The quality of the space and interventions such as renovations are fundamental and the design of playgrounds is crucial to promoting a more active future for children.
Resumo: O brincar livre, configura-se enquanto atividade fundamental à saúde integral da criança e ao seu desenvolvimento. O estudo tem como objetivo identificar os determinantes ambientais que influenciam o engajamento das crianças em atividades motoras de lazer na escola, por meio de uma revisão integrativa da literatura. As bases de dados utilizadas para as buscas foram: PubMED, Scopus, PsycINFO e LILACS. A seleção dos descritores utilizados na busca foi efetuada mediante consulta ao MESH e ao DECs. Foram eleitos os seguintes descritores, termos e operadores lógicos: “free play” OR “unstructured play” OR “self-directedmplay” OR “outdoor play” AND environment OR playground OR schoolyard AND school. Ou a expressão: “brincadeira livre” OU “brincadeira não estruturada” OU “brincadeira autodirigida” OU “brincadeira ao ar livre” E ambiente OU playground OU pátio da escola E escola; para a base Scielo. Foram incluídos estudos que avaliaram a atividade motora de crianças de 3 a 6 anos, que tenham sido realizados no ambiente escolar e que tenham como desfecho a medida da atividade motora. Os resultados nos mostram que Equipamentos fixos em parquinhos e condições climáticas favoráveis elevam a atividade física das crianças. Intervenções como marcações geralmente intensificam essa atividade, mas reformas têm efeitos variados. Dessa forma, podemos considerar que equipamentos fixos em parquinhos potencializam o engajamento das crianças no brincar. A qualidade do espaço e intervenções como reformas são fundamentais e o design dos parquinhos é crucial para promover um futuro mais ativo para as crianças.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5852
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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